O novo cotidiano: entenda por que o metaverso pode ajudar na produtividade das empresas

Com a chegada da pandemia, o mundo corporativo passou por mudanças e pela implementação de novas tecnologias. Com o tempo, as salas de bate-papo convencionais ficaram cansativas e obsoletas, e o público começou a se interessar por algo que se aproximasse da interação física. Essa necessidade virtual se relaciona também a elementos da rotina pessoal, como o estudo e o trabalho. Mas como o metaverso afeta esses ambientes?

Uma pesquisa recente da Lenovo notou que quase metade dos funcionários (44%) estariam dispostos a trabalhar no metaverso e acreditam que ele pode oferecer benefícios ao local de trabalho, como produtividade.

Vivemos em uma incerteza, pois trabalhar com inovação é lidar com inconstâncias no mercado, então o presencial entra quando a situação permite; diferentemente do digital, que sempre será uma opção viável e possível para o mercado corporativo.

O conceito de metaverso, que antes parecia limitado a um cenário distante, agora vem ganhando espaço como uma realidade paralela e tem expectativas de revolucionar a forma de interação humana, seja pessoal ou profissional. Com as novas ferramentas online e os aparelhos de realidade virtual cada vez mais acessíveis, será possível participar de reuniões de forma digital ou mesmo “ir” ao trabalho de maneira virtual e imersiva, com a possibilidade de interagir com um avatar.

A nova realidade tecnológica poderá também facilitar processos de treinamento no ambiente corporativo, por trazer interatividade e a visualização do espaço presencial, ou até acelerar a resolução de burocracias, ao conectar diversos espaços em um mesmo lugar.

Existem algumas empresas e marcas que estão tentando retornar ao ambiente físico, porém ainda estamos em uma pandemia. Nesse sentido, o híbrido se mostra uma ótima solução como algo prático, viável e interessante, que dá o poder de escolha para o usuário decidir qual a melhor maneira de estar presente.

Outro destaque são as novas oportunidades de atuação profissional que esse novo formato pode trazer, com possibilidades maiores de interação e inovação, ainda que seja cedo para avaliar os efeitos dessa revolução sobre as relações de trabalho.

Em questões comportamentais, de diferentes gerações, existe um sentimento de conforto no ambiente digital para os mais jovens; as pessoas conseguem ser mais autênticas, possuem maior liberdade para conversar e são menos envergonhadas. Mas boa parte do universo corporativo, que cresceu no mundo offline, ainda possui dificuldades com o digital e fica desconfortável apenas com o avatar ali presente, virtualmente.

Ainda que recente, o impacto do metaverso na produtividade laboral tem grandes chances de perdurar e trazer uma imersão virtual aliada às diversas áreas do ambiente de trabalho, ao facilitar processos e aumentar o engajamento e rendimento dos trabalhadores, que, aos poucos, vão se acostumando com essa realidade.

Entre as tendências para os próximos anos, o momento tecnológico tem evoluído consideravelmente, com a democratização das informações, acessibilidade e novas formas de produtividade sendo experimentadas. Acredito que estes serão alguns dos assuntos que mais serão debatidos em 2022 trazendo frutos muito positivos para o mercado corporativo.

Sobre a Blitzar

A Blitzar é uma plataforma de eventos, que une software e atendimento aos seus clientes. Seus recursos são ideais para empresas e profissionais que necessitam realizar eventos corporativos ou culturais de forma customizada, trazendo uma interface amigável e diferentes dinâmicas para a audiência.

Com uma necessidade de melhoria sobre lives no YouTube, os fundadores da Blitzar entenderam que uma plataforma de streaming aberta não trazia a segurança necessária para as informações de uma empresa. Foi neste contexto que surgiu a ideia de trabalhar em uma plataforma de eventos segura e ao mesmo tempo que proporciona interações mais efetivas e métricas reais para os contratantes.

Entre seus clientes recorrentes atuais estão Omelete, Pepsico, Tommy Hilfiger, Siemens, Sherwin Williams, Astellas, Heringer e Semesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar