Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

O impulso tecnológico nas PMEs: transformação digital não é só para as gigantes, defende especialista

Pesquisa revela que 98% das pequenas e médias empresas já enxergam a tecnologia como ferramenta ideal para impulsionar os negócios 

Foto: reprodução Freepik.

Negócios que incorporaram e adotaram tecnologias emergentes em suas operações já estão colhendo os benefícios, principalmente nesse período pós pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Microsoft em parceria com a agência de comunicação Edelman. O estudo constatou que 98% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) – frequentemente vistas como incapazes de acompanhar a evolução das máquinas e softwares – estão passando por um processo de transformação digital, além de reconhecerem e conseguirem medir o impacto positivo da iniciativa.

“A maioria dessas companhias já experienciou essa inovação em algum nível, principalmente na pandemia. É fundamental desmistificar essa percepção e destacar as oportunidades que elas têm ao abraçar a tecnologia, de maneira que a transformação digital passe a ser vista como algo palpável para todos, e não apenas para empresas que possuem grande capital de investimento”, comenta Luiz Grilo, diretor da Unidade de Infraestrutura de Redes e Cibersegurança da Unentel, empresa fornecedora de soluções tecnológicas com foco no público business-to-business (B2B).

O levantamento também revelou que grande parte dos empreendedores superou desafios como conectividade e hardware entre 2021 e 2022. Isso indica um progresso significativo na adoção de tecnologias digitais por parte das MPMEs. No entanto, essa mudança não se resume apenas a implementar novos sistemas e softwares, mas envolve uma mudança cultural e organizacional completa, redefinindo a forma como as empresas operam e interagem com o mercado.

“Na Unentel, esse foi um período crucial para nosso desenvolvimento interno e da equipe, já que distribuímos soluções físicas e de softwares que colaboraram na migração para o trabalho home office de mais de 200 mil profissionais na pandemia. É inegável o poder que as tecnologias emergentes têm para impulsionar o crescimento e, principalmente, a competitividade das companhias em todo o mundo”, relembra Grilo.

Desmistificando a transformação digital

Uma das principais maneiras pelas quais a transformação digital impulsionou crescimento é a otimização de processos, em andamento para 92% das empresas entrevistadas na pesquisa. Dessas, 81% informaram que a transformação está ocorrendo rapidamente, enquanto 47% estão priorizando a otimização do uso de dados para a inteligência de negócios.

Além de tudo, é importante destacar que todos os lados da moeda se beneficiam com as mudanças tecnológicas, não se tratando apenas de investir em tecnologia, mas também nas alterações de processos internos, estratégias de negócios, relacionamentos com parceiros — sendo eles PMEs ou grandes nomes do mercado —, desenvolvimento das habilidades digitais dos colaboradores e experiência do cliente.

“O aumento da conectividade e as possibilidades dos dispositivos móveis estão tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação às tecnologias. Empresas que investem em inovações neste meio conseguem oferecer uma experiência mais fluida e intuitiva, atendendo às expectativas dos clientes e gerando a tão sonhada fidelidade à marca ou serviço”, finaliza o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.