Negócios que incorporaram e adotaram tecnologias emergentes em suas operações já estão colhendo os benefícios, principalmente nesse período pós pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Microsoft em parceria com a agência de comunicação Edelman. O estudo constatou que 98% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) – frequentemente vistas como incapazes de acompanhar a evolução das máquinas e softwares – estão passando por um processo de transformação digital, além de reconhecerem e conseguirem medir o impacto positivo da iniciativa.
“A maioria dessas companhias já experienciou essa inovação em algum nível, principalmente na pandemia. É fundamental desmistificar essa percepção e destacar as oportunidades que elas têm ao abraçar a tecnologia, de maneira que a transformação digital passe a ser vista como algo palpável para todos, e não apenas para empresas que possuem grande capital de investimento”, comenta Luiz Grilo, diretor da Unidade de Infraestrutura de Redes e Cibersegurança da Unentel, empresa fornecedora de soluções tecnológicas com foco no público business-to-business (B2B).
O levantamento também revelou que grande parte dos empreendedores superou desafios como conectividade e hardware entre 2021 e 2022. Isso indica um progresso significativo na adoção de tecnologias digitais por parte das MPMEs. No entanto, essa mudança não se resume apenas a implementar novos sistemas e softwares, mas envolve uma mudança cultural e organizacional completa, redefinindo a forma como as empresas operam e interagem com o mercado.
“Na Unentel, esse foi um período crucial para nosso desenvolvimento interno e da equipe, já que distribuímos soluções físicas e de softwares que colaboraram na migração para o trabalho home office de mais de 200 mil profissionais na pandemia. É inegável o poder que as tecnologias emergentes têm para impulsionar o crescimento e, principalmente, a competitividade das companhias em todo o mundo”, relembra Grilo.
Desmistificando a transformação digital
Uma das principais maneiras pelas quais a transformação digital impulsionou crescimento é a otimização de processos, em andamento para 92% das empresas entrevistadas na pesquisa. Dessas, 81% informaram que a transformação está ocorrendo rapidamente, enquanto 47% estão priorizando a otimização do uso de dados para a inteligência de negócios.
Além de tudo, é importante destacar que todos os lados da moeda se beneficiam com as mudanças tecnológicas, não se tratando apenas de investir em tecnologia, mas também nas alterações de processos internos, estratégias de negócios, relacionamentos com parceiros — sendo eles PMEs ou grandes nomes do mercado —, desenvolvimento das habilidades digitais dos colaboradores e experiência do cliente.
“O aumento da conectividade e as possibilidades dos dispositivos móveis estão tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação às tecnologias. Empresas que investem em inovações neste meio conseguem oferecer uma experiência mais fluida e intuitiva, atendendo às expectativas dos clientes e gerando a tão sonhada fidelidade à marca ou serviço”, finaliza o especialista.