Nova temporada do podcast “A Voz Pode” traz discursos de ícones históricos, como Marielle Franco e Glauber Rocha

O Papa Francisco, Nina Simone e Paulo Freire também estão entre as personalidades retratadas na produção do Clube da Voz em parceria com a Pod360

O Clube da Voz, primeira e única associação de locutores e locutoras comerciais do Brasil, em parceria com a Pod360, hub dedicado exclusivamente à criação de podcasts profissionais, anunciam a segunda temporada de seu podcast “A Voz Pode”, a partir de 3 de julho. A nova temporada apresenta episódios com a história de personalidades que marcaram época, ligadas principalmente a causas sociais: Glauber Rocha, Marielle Franco, Bob Marley, Papa Francisco, Maria Firmina, Paulo Freire, Nina Simone e Joana D’Arc.

Lançada em 2020, a primeira temporada de “A Voz Pode” teve como enfoque discursos de figuras históricas da humanidade, como Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi e Martin Luther King. No aplicativo Spotify, a série foi classificada como 25o maior podcast do Brasil de Sociedade e Cultura, 19o de Educação e 22o de História. Foi também recomendada pelo Guia do Estudante e obteve mais de 35 mil plays por episódio, conquistando cerca de 20 mil novos seguidores.

“A primeira temporada foi um sucesso. Preparamos uma segunda temporada apresentando mais oito personagens icônicos, que entraram para a história por meio de suas obras e de suas personalidades únicas. Os ouvintes poderão conferir episódios sobre Bob Marley e o Papa Francisco, por exemplo, e até mesmo figuras polêmicas, como o nosso cineasta mais premiado, Glauber Rocha, e o tão combatido Paulo Freire, patrono da educação brasileira”, diz Ricardo Homuth, o Ripa, locutor do Clube da Voz e roteirista dos episódios. Vozes célebres do Clube da Voz, como Jorge Hallal, Jac Cordeiro, Wagner Ferraz, Pérola Paz, Helen Helene, César Rosa e Daniel Farias, entre outros, interpretam as figuras históricas.

“Estamos orgulhosos em fazer a segunda temporada do podcast ‘A Voz Pode’ com foco em causas sociais. A primeira temporada, com os maiores discursos históricos da humanidade, foi um sucesso e cremos que essa temporada vem mostrar a força do formato Podcast em alta qualidade”, explica Felipe Lobão, Sócio e Head de Conteúdo da Pod360.

A segunda temporada de “A Voz Pode” pode ser ouvida a partir de 3 de julho nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcast, Amazon Music e Google Podcast.

Confira o resumo de cada episódio:

Episódio 1 – Marielle Franco: O legado e a luta continuam

Quem mandou matar Marielle Franco? Você com certeza já ouviu essa frase em muitos lugares, pois Marielle foi um grande marco para a política brasileira e para todas as mulheres negras. Sua morte causou grande comoção na sociedade e na mídia. Marielle deixou um legado para todos nós, potencializando milhares de jovens, negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem mudando as estruturas da sociedade. Neste episódio, dramatizamos os discursos feitos por Marielle e o dia de sua morte.

Vozes: Larissa de Lara, Jorge Helal e Roberto Rocha. Formatação e Autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Episódio 2 – Joana d’Arc – A Guerreira que desafiou a história

Nascida na vila de Domrémy, Joana D’Arc ouvia vozes desde os 13 anos de idade. Durante a Guerra dos Cem Anos, comandou as tropas francesas, obtendo vitórias seguidas até a recuperação da região de Reims. Em sua última batalha, Joana foi capturada e acusada de bruxaria, heresia e possessão demoníaca. Neste episódio, apresentamos a vida de Joana D’Arc, suas conquistas e sua morte aos 19 anos.

Vozes: Maitê Cunha, Pérola Paes, Wagner Ferraz e Ângelo Vizarro. Formatação e Autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Episódio 3 – Bob Marley e a luta por justiça social através da música

Bob Marley foi um dos cantores mais revolucionários de todos os tempos. Levou o estilo musical do reggae a uma escala planetária, ultrapassando as raízes jamaicanas. Com sua música “One Love”, o sucesso foi imediato, emitindo paz, amor e solidariedade a todos que a escutavam. Neste episódio, contamos a história de Bob Marley, recriando trechos marcantes de entrevistas e shows do cantor.

Vozes: Gabriel Duarte, César Rosa, Marcelo Campos, Raquel Rizzo e Gabriela Costa. Formatação e Autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Episódio 4 – A pedagogia do oprimido de Paulo Freire

Paulo Freire, conhecido pelo seu método transformador de alfabetização de adultos e por escrever livros como “Pedagogia do Oprimido”, foi amado e odiado durante toda sua vida. Para ele, a alfabetização sempre esteve intimamente ligada à tomada de consciência e à valorização das diversas culturas locais. Neste episódio, apresentamos alguns dos trechos mais famosos da obra de Paulo Freire, que o levaram a ser reconhecido no Brasil e no mundo.

Vozes: Mauro de Almeida, Helen Helene e Leandro Sosi. Formatação e Autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Episódio 5 – Maria Firmina dos Reis: A primeira escritora negra do Brasil

Maria Firmina dos Reis foi a primeira escritora negra do Brasil. Filha de uma escrava alforriada, publicou seu primeiro romance, “Úrsula”, em 1859, e trabalhou como professora, fundando e lecionando na primeira escola mista do Brasil. Neste episódio, apresentamos as principais ideias de Maria Firmina que a levaram a ser uma das precursoras da literatura antiescravista.

Vozes: Nelli Sampaio, Gisele Souza, Jac Cordeiro, Rodrigo Almeida, Eric Santos e Helena Fruet. Formatação e Autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Episódio 6 – Como o Papa Francisco Revolucionou o Vaticano

Em 2013, o Vaticano escolheu seu novo papa, mas os cardeais não sabiam que Jorge Mario Bergóglio, o Papa Francisco, viria a ser um dos mais polêmicos e amados da história. O Clube da Voz apresenta uma adaptação de seu discurso de 2015 na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, quando o Papa clamou por mudanças e ditou o futuro da humanidade, gerando controvérsias sobre suas palavras.

Vozes: Hugo Picchi, Antoniela Canto, Carla Rabelo e Ricardo Ripa. Formatação e Autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Episódio 7 – Glauber Rocha e o cinema novo

Glauber Rocha foi um cineasta brasileiro que produziu filmes de grande repercussão, como “Terra em Transe” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Glauber inaugurou o movimento do Cinema Novo, que pregava um cinema nacional autêntico com foco na temática social, ecoando o Neorrealismo Italiano e a Nouvelle Vague. Neste episódio, ouça as históricas palavras dos discursos do cineasta.

Vozes: Daniel Farias, Wanessa Morgado e Eric Santos. Formatação e Autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Episódio 8 – Nina Simone: A voz da resistência na música

Neste episódio de A Voz Pode, você vai conhecer a cantora Nina Simone, que, desde o começo de sua carreira, expressava em suas músicas a luta pelos direitos civis da população negra. Nina foi uma das maiores artistas de seu tempo. Além de ter uma voz única, usou sua visibilidade para lutar contra o racismo e a segregação. Sua obra permanece como um símbolo de resistência para as próximas gerações.

Vozes: Larissa Mazieiro, Edu Muniz e Lawrence Shum. Formatação e autoria de texto: Ricardo Ripa e Eric Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar