Nova década e o futuro os negócios

Em 2020, entramos na terceira década do século XXI e as mudanças nos negócios trazidas pelas novas tecnologias ficarão mais evidentes. Gostaria de oferecer uma entrevista com a futurista Beia Carvalho sobre a necessidade de as empresas planejarem o futuro, de olhar as tendências e analisar as interconexões entre elas (por exemplo, qual a conexão entre a tendência do aumento da expectativa de vida e a tendência de negócios pet?). Na visão dela, isso é essencial para que as empresas consigam inovar e, consequentemente, garantam a longevidade de seus negócios e lucrem mais. Ela costuma dizer em suas palestras no Brasil e no exterior que é preciso FUTURAR PARA FATURAR.
Para Beia, o futuro não será promissor para empresas que continuarem operando da mesma forma desde sua fundação. Já as empresas que decidirem evoluir, terão novas demandas, novas possibilidades e sempre procurarão novas formas de resolver problema. “Não é olhando para o passado que conseguiremos explicar os novos produtos e comportamentos do século XXI. Olhando o passado apenas, jamais seria possível criar o Rappi”, diz.  Quando um empreendedor resolve abrir um negócio, significa que ele não está pensando no presente, mas sim no futuro. O maior problema é quando ele começa a pensar somente no presente, pois é neste momento que ele fica igual a todo mundo e é aí que muitas empresas fecham suas portas. Compreender a profundidade e a interconexão das tendências é o caminho mais rápido para o engajamento e a inovação, “pois a tendência é como um farol que ilumina para onde parece que o mundo está indo e aí você tem mais chance de acertar para onde ele vai de fato”.
SOBRE BEIA CARVALHO
Beia foi a primeira mulher a palestrar sobre inovação no Brasil. Com 65 anos, ela mesma é um exemplo de profissional que olha para o futuro, inova e se reinventa. Após carreira bem-sucedida como publicitária (tendo ganhado 4 leões em Cannes), deixou a sociedade em agências no Brasil e no exterior para fazer o que mais gosta: palestrar e inspirar empresas e pessoas a se projetarem para o futuro. Para suas plateias, leva o olhar sempre curioso, pautado em estudo constante e também experiências pessoais de quem é mãe, avó, empreendedora e viaja pelo mundo.
Beia Carvalho integra os coletivos CEOlab e London Futurists. Desde 2017, faz parte do Programa Mundial de Influencer Marketing da SAP. Em 2010, recebeu o Prêmio Excelência Mulher pela FIESP e, em 2019, de Personalidade RH do Ano, pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento).
Entre as centenas de empresas que já contrataram Beia para falar sobre esses temas, estão Bradesco, Banco Votorantim, Carrefour, Danone, EuroFinance, Febraban, Heineken, Itau, Johnson & Johnson, Kimberly-Clark, Kroton, Microsoft, Porto Seguro, Rio Tinto Alcan, SAP, TIVIT, Via Varejo e Vivo.
Para conhecer um pouco mais, veja a palestra “Cadê  Futuro”, de Beia no TEDx São Paulo: https://www.youtube.com/watch?v=oMkiRLUG83E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar