Nosso Lar Academy realiza live para falar sobre o “Maio Furta-cor”, campanha sobre Saúde Mental Materna
Fundada em 2021, o “Maio Furta-cor” é uma campanha sem fins lucrativos, com objetivo de sensibilizar sobre a saúde mental materna. Para ampliar o conhecimento sobre o tema, o Nosso Lar Academy realiza, nesta quinta-feira (11), às 12h, uma live sobre o assunto em alusão ao mês das mães.
O debate será mediado por Samantha Mesquita, gerente de Processo e Normatizações do Nosso Lar Hospital, com participação da Dra. Nadia Fortaleza, médica psiquiatra do grupo Nosso Lar e de Juliana Gurgel, CMO do Grupo Nosso Lar.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada cinco mulheres apresenta algum tipo de transtorno mental. A ansiedade, o transtorno bipolar, o estresse e a depressão em mães se tornaram condições de saúde mental prevalentes no mundo inteiro, um tipo de pedido de socorro para a sociedade. Para se ter ideia, cerca de 12% a 20% das mulheres sofrem de depressão pós-parto e o quadro mais leve e transitório de depressão, conhecido como “blues puerperal”, chega a atingir cerca de 50% a 80% das mulheres.
Por isso, é muito importante falar sobre esses assuntos procurando diminuir os sofrimentos maternos e para promover uma maternidade livre de tabus e cheia de cuidados, suporte e afeto. Dra. Nádia Fortaleza, Médica Psiquiatra do Nosso Lar Hospital aponta que os cuidados com o bem-estar emocional das mães são de extrema importância porque essas mulheres muitas vezes estão com extremo cansaço, sobrecarga em função do bem-estar dos filhos e da família.
Segundo Nádia, um dos motivos que afligem essas mães é fruto da pressão social depositada na figura materna. “Nas redes sociais, existem tutoriais sobre o que fazer, como fazer, e como ser uma super mulher, como se houvesse um manual que, na prática, não existe. Cada mãe tem uma personalidade, porque antes de ser mãe, se é ser humano que não pode ser perfeito sempre”.
Para Juliana Gurgel, CMO do Grupo Nosso Lar, o movimento alerta para a maternidade real e as dificuldades vividas pelas mulheres. “Cada uma tem a própria maternidade, por isso a importância de falar sobre as dificuldades. O mês de maio, mês das mães, é o momento oportuno para promover e dar maior visibilidade às causas maternas, além de sensibilizar a população a olhar com mais cuidado e afeto para todas as mães”, destaca.
Com o atendimento de uma equipe multiprofissional, as pacientes do Nosso Lar Hospital são acolhidas e tratadas de forma humanizada e integral para uma melhor organização de seu cotidiano, resgatando experiências vividas e fortalecendo-os para enfrentar os desafios que a vida impõe.
Serviço
Live “Maio furta-cor: saúde mental na maternidade”.
Data: 11/05 às 12h
Transmissão: Instagram @nossolarhospital