“No meio da noite, no meio do mar”, lançamento do Selo Saberes e Letras, enaltece e incentiva a imaginação inata das crianças
Conto infantil fala do poder do sonho, da fantasia e da imaginação
A imaginação inata de todas as crianças é algo incrível e deve ser incentivado. Afinal, elas conseguem imaginar coisas, lugares, seres ou mesmo ver coisas do cotidiano com “cores” que só elas conseguem identificar. Isso é ótimo para a sua formação sensorial e até artística e é destaque do livro de contos “No meio da noite, no meio do mar”, de Severino Rodrigues, com ilustrações de Adilson Farias, lançado pelo Selo Saberes e Letras, da Paulinas Editora.
Trata-se de um conto infantil sobre o poder do sonho, da fantasia e da imaginação. Um elogio à criatividade inata das crianças e da força poética que a leitura literária proporciona em sala de aula.
Ao longo de páginas repletas simbolismo, um menino descreve sua solidão num barquinho no meio do mar. Sente medo quando algo passa embaixo do barquinho e o balança, algo sobrevoa sua cabeça e quase leva seu chapéu. Ouve uma voz ao longe, que não consegue decifrar. O pássaro pousa numa árvore, o peixe vira um puma, o mar se transforma em mata. O puma bebe água numa lagoa, que começa a subir e leva o barquinho até a lua. De lá o pescador vê as estrelas, cometas, a face da Terra… A voz agora está mais perto e ele a ouve bem cristalina: “João, está dormindo?”.
O livro dialoga com as discussões contemporâneas de formação de novos leitores ao mesmo tempo em que exalta a importância dos transmissores culturais. Também contribui para o estímulo e a valorização da leitura literária, para o reconhecimento da força criativa e criadora da imaginação da criança.
Livro No meio da noite, no meio do mar
Texto: Severino Rodrigues
Ilustrações: Adilson Farias
Formato: 20.00cm x 27.50cm
Número de páginas: 32
Quem escreveu? – Severino Rodrigues é mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e, atualmente, é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Entre outros prêmios, ganhou o Selo Seleção da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, o Melhor Texto Juvenil pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e o Prêmio Ganymedes José de Literatura Infantil da União Brasileira dos Escritores (UBE-RJ). Venceu também o concurso Leia Comigo!, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), com o relato de uma aula de leitura literária na escola.
Quem ilustrou? Adilson Farias é ilustrador e autor de livros infantis, trabalha ilustrando livros há mais de vinte anos. Ilustrou diversos títulos de renomados autores da literatura brasileira e internacional. Seu trabalho é reconhecido por seu estilo delicado, que se conecta ao universo infantil. Como autor escreveu e ilustrou o livro OPA, vencedor do prêmio AEILIJ melhor texto literário infantil em 2020 e foi indicado pela ONU como leitura fundamental na categoria de saúde e bem estar.
Sobre o Saberes e Letras: Criado em 27 de julho de 2020 e lançado oficialmente no dia 15 de junho de 2021, o selo editorial Saberes e Letras tem como foco o lançamento de obras ligadas à cultura, à educação e ao entretenimento em geral, sempre buscando conteúdo de qualidade que promova o crescimento intelectual de seu público. Seu ícone é uma coruja, símbolo do conhecimento, e a marca faz parte do grupo Paulinas Editora, empresa com 91 anos de presença no Brasil e 107 anos no mundo.