No Dia de Conscientização e Combate a Violência contra a Pessoa Idosa Instituto Revoar reforça a importância da luta contra o etarismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, é uma importante data para refletirmos sobre o tratamento dado aos idosos em nossa sociedade. De acordo com o Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza, a data é uma oportunidade de destacar a necessidade de combater a violência e promover o respeito, a dignidade e o cuidado para com os mais velhos.

Um dos principais desafios que os idosos enfrentam é o etarismo, que é a discriminação ou preconceito baseado na idade. Essa forma de discriminação pode se manifestar de várias maneiras, desde piadas ofensivas e comentários depreciativos até a exclusão social e a negação de direitos básicos.

É fundamental compreendermos que o envelhecimento é um processo natural e inevitável, é o explica a psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar Elaine Medeiros de Tomy. “Todos nós vamos envelhecer um dia. Portanto, é essencial cultivarmos o respeito, a paciência e a empatia em relação aos idosos, reconhecendo o valor e a sabedoria que eles trazem para a sociedade. Devemos reconhecer que cada um deles tem uma jornada única e contribuições significativas para oferecer”, esclarece a profissional.

Além disso, devemos garantir que os direitos dos idosos sejam protegidos. Isso inclui acesso a cuidados de saúde adequados, apoio social, segurança financeira, participação ativa na comunidade e proteção contra qualquer forma de violência, abuso ou negligência. É responsabilidade de todos nós denunciar qualquer forma de violência ou maus-tratos contra os idosos e apoiar iniciativas que promovam sua segurança e bem-estar.

Ao cultivarmos uma cultura de respeito e cuidado com os idosos, estamos construindo uma sociedade mais inclusiva e justa. Vamos lembrar que o envelhecimento é uma jornada natural e que todos nós esperamos ser tratados com respeito e dignidade quando alcançarmos a velhice. O respeito aos idosos é uma manifestação de nossa humanidade e uma demonstração de compaixão e solidariedade. Juntos, podemos criar uma sociedade mais inclusiva e justa para todas as idades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar