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Na Semana do Consumidor, parcelamento estendido em mais de 12 vezes gera crescimento de até 12% nas vendas

Facilidade, rara de se encontrar no mercado de pagamentos, é ainda mais importante em negócios que costumam ter tíquetes médios mais elevados

Em 2024, R$ 89 milhões foram transacionados pela fintech Barte nessas condições 

Dia 10 de março marca o início de mais uma Semana do Consumidor e, na luta dos varejistas por melhores resultados, condições comerciais mais flexíveis podem ser a diferença decisiva entre fechar um bom negócio e perder a oportunidade para a concorrência. Os clientes da Barte, fintech que oferece um sistema modular de soluções de pagamento para médias e grandes empresas, contam com uma arma poderosa para turbinar as vendas nessa época tão crucial para o varejo: parcelamentos em até 24 vezes.

Essa facilidade vem trazendo resultados importantes, com crescimento de mais de 12% nas vendas, especialmente em negócios com tíquetes médios mais altos (ainda que a demanda por prazos superiores a 12 meses já comece a ser notada em produtos e serviços a partir de R$ 2 mil). Muitas vezes, a compra só cabe no bolso do interessado porque o custo total pode ser diluído em um espaço maior de tempo. Um exemplo é a Cidadania4U, cliente da Barte desde o primeiro trimestre de 2024, que oferece serviços de suporte à obtenção de cidadania europeia.

“Somos procurados por famílias que querem emigrar para a Europa. Como a contratação dos serviços é feita para várias pessoas dentro do mesmo grupo familiar, facilitar o pagamento é importante para que uma parcela dos nossos clientes consiga realizar esse sonho”, explica o diretor comercial da empresa, Jeferson Santos.

Desde que começou a ofertar o parcelamento em 24 vezes, no terceiro trimestre de 2024, a Cidadania4U notou um aumento de 12,8% nas vendas. “Conseguimos atender uma parcela maior dos clientes que nos procuravam”, conta Santos.

Outra empresa que se beneficiou do parcelamento estendido foi a Stanley’s Hair, que é especializada em transplantes capilares masculinos e cliente da Barte desde 2023.

“Nosso público é principalmente das classes B e C e muito focado em preço e prazo. Quando começamos a vender em até 24 prestações, cerca de 10% de nossa clientela já nos solicitava essa extensão”, afirma Gláucio Melo, diretor comercial da Stanley’s Pay, empresa responsável pelos pagamentos da Stanley’s Hair. “Com isso, vimos nossas vendas crescerem cerca de 3%.”

Para a Semana do Consumidor, tanto a Cidadania 4U como a Stanley’s Hair preparam ações especiais, em que o parcelamento estendido terá protagonismo. “Ele certamente será um forte aliado para o sucesso da nossa campanha”, prevê Santos, da Cidadania4U.

A Barte começou a oferecer parcelamentos em até 18 vezes em agosto do ano passado; no mês seguinte, ampliou os prazos para até 24 meses – única a viabilizar essa quantidade de parcelas no mercado de multiadquirência. Até o final de 2024, as vendas em mais de 12 vezes foram de R$ 67 milhões, enquanto as transações acima de 18 parcelas chegaram a R$ 21 milhões. Dentro desse volume total, de R$ 89 milhões, o tíquete médio foi de R$ 12.200 por transação. “Essa facilidade, rara de se encontrar no mercado, é apenas uma das formas que encontramos para jogar junto de nossos clientes e ajudar negócios a atingir os melhores resultados”, afirma Rafael Milaré, diretor de Receitas da Barte.

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