Museu do Futebol realiza seminário sobre as perspectivas do futebol feminino amador no Brasil

Evento será realizado no dia 14 e no dia 21 de setembro, das 17h às 19h, com transmissão pelo YouTube do Museu. Não é necessário fazer inscrição

Nos dias 14 e 21 de setembro (terça-feira), das 17h às 19h, o Museu do Futebol apresentará o webinário “Mulheres Varzeanas: O Campo da Quebrada Como Espaço de Acolhimento e Resistência”, que abordará a Liga Feminina de Futebol Amador e as perspectivas do futebol feminino no Brasil. O evento será feito pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Coletivo Perifeminas, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura e o Espaço Cultural Dona Xica.

Serão duas mesas. A primeira, cujo tema é “A Liga Feminina de Futebol Amador: histórico, desafios e avanços” será realizada no dia 14 de setembro e terá participação de Silvani Chagas, do Perifeminas; de Mônica Melo, diretora e técnica do time feminino Palmeirinha Paraisópolis; e de Jaqueline Paula, presidente do time feminino Favela Iporanga. A mediação será de Maria Amorim, diretora da Equipe Varzeana Apache, e idealizadora da Liga Feminina de Futebol Amador.

Já a segunda mesa, “Perspectivas do futebol feminino na teoria e na prática”, está marcada para o dia 21 de setembro e contará com a jornalista Lu Castro, coautora do livro “Futebol Feminista – Ensaios”; a pesquisadora de futebol feminino Aira Bonfim; e de Nayara Perone, diretora e jogadora do JogaMiga, que reúne mulheres para jogar futebol em São Paulo. A mediação fica por conta da educadora Sidineia Chagas, que coordena o Perifeminas e Perifemanos.

O evento será transmitido gratuitamente pelo YouTube do Museu do Futebol. Não é necessário fazer inscrição, basta acessar o canal pela internet.

 

PATROCÍNIO E APOIO

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar