Museu da Fotografia Fortaleza celebra Dia do Jornalista com roda de conversa

A roda de conversa terá como tema “Os desafios da imagem jornalística na era digital”

 

Nesta quinta-feira (7), às 19h, o Museu da Fotografia Fortaleza em parceria com a Associação Cearense de Imprensa (ACI), promove roda de conversa em comemoração ao Dia do Jornalista. Sediado no auditório do MFF, o bate-papo visa homenagear jornalistas e incentivar os estudantes da área. A iniciativa é gratuita e aberta para profissionais e alunos.

Com tema “Os desafios da imagem jornalística na era digital”, o intuito é discutir como a era digital chegou para mudar a forma de comunicação, as tendências, o processo de produção, a difusão da notícia por meios digitais e a necessidade da evolução para a profissão.

O debate, mediado por Salomão de Castro, presidente da ACI, traz importantes convidados para enriquecer o assunto. Na ocasião, Melquíades Júnior, o 4º jornalista mais premiado do Nordeste e 28º do País e Gustavo Pellizzon, Editor de Núcleo Audiovisual no Sistema Verdes Mares.

SOBRE OS CONVIDADOS

MELQUÍADES JÚNIOR

Melquíades Júnior é jornalista independente e documentarista com atuação especial em reportagens investigativas. Foi repórter especial do Diário do Nordeste por 20 anos, tempo em que produziu matérias multimídias, conquistando mais de 20 prêmios de jornalismo, entre nacionais e internacionais, como o Prêmio de Excelência Jornalística, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). É o 4º jornalista mais premiado do Nordeste e 28º do País, além de único brasileiro duas vezes indicado ao Prêmio Global de Jornalismo True Story Award, na Suíça. Entre as conquistas mais recentes estão o Prêmio Vladimir Herzog, na área de jornalismo, e dois em festivais internacionais de cinema nas cidades de Faro (Portugal) e Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) pelo curta-metragem ‘Sweet Poison” (Doce Veneno), em que fez co-direção e produção.

GUSTAVO PELLIZZON

Graduado em comunicação, cursou pós-graduação em fotografia e atualmente estuda Digital Business e Inovação na USP. Iniciou sua relação com as imagens através do fotojornalismo em 2005 no jornal Diário do Nordeste, tendo trabalhado entre 2009 e 2011 para o jornal O Globo, produzindo para a Revista O Globo e projetos multimídia. Colaborou com trabalhos editoriais e publicitários para veículos de diversos países como as Nações Unidas, Le Monde, Wall Street Journal, New York Magazine, 11Freunde, Revista Poder, Serafina, Fundação Roberto Marinho, entre outros.

Em 2012 iniciou a produtora de vídeos MOOV em parceria com o fotógrafo Marcos Michael, tendo desde então trabalhado para grandes empresas e instituições como Ford Motors, Adidas, Microsoft, Fiocruz, Odebrecht, Triunfo Participações, Braskem, Correios, Prêmio Laureus Awards, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Manaus e Prefeitura de Fortaleza.

Desde 2019 trabalha como Editor de Núcleo Audiovisual no Sistema Verdes Mares, coordenando as equipes de cinegrafia, edição de vídeo e fotografia.

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de exposições de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SERVIÇO:

Roda de conversa – Dia do Jornalista

Data: 07/04/2022

Horário: 19h

Endereço: R. Frederico Borges, 545 – Varjota

Mais informações: (85) 3017-3661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar