Mulheres no Parlamento destaca o bicentenário da proclamação da Independência e o papel da mulher

O Programa  Mulheres no Parlamento  desta semana,  é especial sobre o  Bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil   , que é comemorado em duas datas,  no dia 2  de setembro, quando  o Conselho de Estado , presidido interinamente  pela princesa Maria Leopoldina em 1822 , concordou por unanimidade,  pela separação do Brasil  de Portugal e o dia 7 de setembro , consagrado a proclamação da Independência por dom Pedro 1o , às margens do Riacho Ipiranga.
Qual o papel das mulheres nesse período da monarquia ,  especialmente  as Princesas Leopoldina  e  Isabel . Segundo ela, a princeza Isabel , embora tenha tido um papel menos importante que a princeza Leopoldina, ainda bastante jovem  e estudiosa , nos deixou  como legado a  lei do Ventre Livre e a Lei Áurea , que acabou com a escravidão no Brasil,  sendo Ceará o primeiro estado a adotar a lei , no município de Redencão .
O programa relembra alguns momentos  históricos desse período  com uma convidada especial , a escritora e cientista social Isabel Lustosa que atualmente é pesquisadora integrada a Universidade Nova de Lisboa , sendo ainda sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil . Já atuou como pesquisadora no Museu da República  e na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro , onde escreveu sua dissertação de mestrado – Brasil pelo método confuso .
A  pesquisadora, cearense , que nasceu em Sobral,  é  doutora em ciência  social , autora de vários livros e artigos sobre a história política e cultural do Brasil é co- autora  do livro Dom Pedro I : Compositor Inusitado , que será lançado neste dia 2 de setembro,  no Teatro Municipal do Rio de Janeiro , dentro das comemorações do Bicentenário da Independência. . Anteriormente ela já havia lançado o livro : Pedro  I : Um herói sem caráter  e aproveita  o programa para explicar o porque desse título .
Ao ser instigada  pela jornalista Silvana Frota a falar sobre seu livro a História dos Presidentes da República , Isabel Lustosa , destacou os  governos de Floriano Peixoto e Getúlio Vargas  como  os mais representativos  e importantes para o crescimento do país .
Como cientista social  ela também fez uma a análise sobre o simbolismo do coração de Dom Pedro vir para o Brasil, fato que considerou totalmente sem propósito .
Concluindo  sua participação no Programa Mulheres no parlamento , Isabel Lustosa fez  uma avaliação sobre a  nossa Constituição Cidadã de 1988 que é  considerada um marco na democratização do  nosso país.
A jornalista Silvana Ximenes Frota , conversou com Isabel Lustosa, diretamente  do Rio de Janeiro onde  ela reside, pela plataforma zoom .
SERVIÇO :
Programa Mulheres no PARLAMENTO
Produção e Apresentação : jornalista Silvana Ximenes Frota
Edição: Samuel Frota
Apoio no estúdio : Meire Viana , Cepe e Messias Gomes
Toda quinta- feira, ás 21 hs, com reprise no domingo, às 18 hs, pela TV Assembleia,  canal 31.1  redes sociais e YouTube da ALECE , e todos os canais de TV por assinatura .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar