Mudanças de comportamento do consumidor ditam as tendências da Black Friday de 2022

Professor alerta consumidores para evitar prejuízos em compras

Novembro já começou com uma avalanche de ofertas ou anúncios delas. O professor de varejo, da Strong Business School, Ulysses Reis analisa que o crescimento do consumo durante o ano de 2022, traz uma perspectiva positiva com relação às compras do período até o fim do ano. Professor Ulysses, acredita que o aumento de vendas, nessa edição da Black Friday, será em torno de 7,7%. Para o professor, o comportamento do consumidor nesta edição já está bem definido: produtos eletrônicos, tecnológicos, novos ou sendo substituídos por antigos como celulares, notebooks, tvs 4 e 5ks, acessórios de telefonia, jogos e clubes de assinatura deverão estar em primeiro lugar do ranking de vendas. O ticket médio deste ano deverá ser entre R$ 1.000 ,00 a R$ 2.000,00, um valor alto para o padrão brasileiro. Os consumidores também manterão desejos de compra de artigos para casa, saúde e beleza. Há também dois novos e surpreendentes perfis: assinaturas de serviços e artigos de supermercados .Segundo Ulysses, as vendas de dia das crianças são, para o comércio, um termômetro para as festas seguintes . Os lojistas passam a comprar seus estoques baseados nas vendas de outubro que tiveram um aumento de 8,0% este ano. Segundo o professor da Strong, o comércio está aquecido porque além do otimismo da população, este ano os produtos estão de melhor qualidade e preços mais convidativos.

Desde 2020 o comércio registra índices abaixo do esperado. Naquele ano houve retração no consumo de 2,7% e, em 2021 retração de 2,1%. Em 2021 faltavam produtos de tecnologia devido a pouca disponibilidade de “chips e semicondutores”, aço e alumínio para eletroeletrônicos. As ofertas de Notebooks e Celulares não eram boas. Além de preços não atrativos para esses segmentos, havia pouca oferta. Também no ano passado, os consumidores estavam retornando a vida normal pós-pandemia e desejavam aumentar sua autoestima, os segmentos mais procurados foram: Beleza, Perfumaria, Vestuário. Seguidos de Telefonia (Celulares, acessórios de telefonia).

Comprovando uma boa fase para o comércio, esse ano espera-se um aumento da contratação de mão-de-obra temporária da ordem de 109.000 postos de trabalho segundo a Confederação Nacional do Comércio, sendo que hiper e supermercados deverão contratar cerca de 45,5 mil vagas, e o setor de vestuário 25,9 mil oportunidades. Esse ano a Black Friday amplia ainda mais oportunidades de boas compras em áreas novas como de serviços. Até assinaturas de streamings, escritórios de advocacia, aulas com personalidades, cursos diversos e até jazigos em cemitérios aderiram ao dia de descontos que já entrou no calendário oficial brasileiro. A Black Friday está em todos os setores. Mas o professor da Strong alerta. Ainda há comerciantes adotando a prática da oferta que não é oferta. Mas esses, devem saber que o consumidor está cada vez mais ligado e que essa prática não o faz vender mais, mas perder clientes que não toleram as artimanhas para se levar vantagem. Afinal, uma relação comercial ideal implica em ser boa para todos os lados.

O professor que é especialista em varejo e no comportamento do consumidor da Strong Business School dá dicas de boas compras na Black Friday:

1.  Planeje suas compras. As de Natal normalmente são mais caras porque os custos dos lojistas aumentam com a contratação de empregados, enfeites de Natal, exposição de produtos. Comércio em shopping center paga em dobro os valores de condomínio ou aluguel, etc.. Tudo isso é repassado para os preços dos produtos que serão vendidos entre 15 de novembro até 25 dezembro. Portanto, a sugestão é: não deixe para comprar na última hora, aproveite as ofertas especiais na black Friday .

2.  Não se esqueça dos presentes da família, dos presentes obrigatórios e do presente para você, o chamado ‘EU MEREÇO”. Você pode fazer uma boa economia comprando um mês antes do Natal, agora no Black Friday. O seu “EU MEREÇO ”pode vir até mesmo em janeiro, quando as promoções são ainda melhores. Avalie se vale a pena esperar um pouco para economizar um bom dinheiro.

3. Pesquise, pesquise e pesquise. Depois de fazer sua lista de compras consulte muito: preço, produto e prazo de entrega. Lembre-se os presentes precisam chegar antes de 24 de Dezembro.

4. Consulte a recomendação de consumidores e plataformas como Procon ou Reclame aqui. Assim, não terá o gosto amargo de não receber o produto que imagina que comprou.

5. Fique super ligado em sites desconhecidos. Aqueles que não tem br ao final pode ser um indicativo de fraude, como muitos de vendas de carros. Evite empresas que não tem contato telefônico. Atente a qualidade das imagens e dos textos colocados nos sites. Se desconfiar não compre. Verifique a certificação do site. Printe conversas de chats com vendedores. E principalmente, desconfie se o desconto for estratosférico. O professor Ulysses da Strong alerta: no mercado, ninguém faz milagres.

 

Sobre a Strong Business School – faculdade negócios com mais de 25 anos de mercado, possui 4 campi na grande São Paulo, é conveniada e certificada pela FGV, e tem as melhores pontuações entre as faculdade de negócios no Enade. Em nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos.

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