Mudança no atual formato da meta de inflação pode alterar a Selic nas próximas reuniões

Adoção de novo método será discutida em reunião do Conselho Monetário Nacional

As reuniões do Conselho Monetário Nacional (CMN) são um evento aguardado por economistas ao longo de todo o ano, mas a de junho em especial, sempre chama mais atenção, em virtude das definições a respeito das metas de inflação que são sempre anunciadas após este encontro.

Levando em consideração o histórico das reuniões de junho, a pauta a ser discutida pelo colegiado composto pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto deveria ser a definição da meta de inflação para 2026 e rediscutir as metas traçadas para 2024 e 2025.

No entanto, a expectativa do mercado gira 100% em torno da possibilidade de uma alteração na formatação atual do teto, que respeita o ano-calendário e obriga o presidente do Banco Central a justificar os motivos que levaram a um estouro da meta em dezembro do ano vigente.

O modelo mais aceito pelos economistas e o que tende a ser votado na reunião do CMN desta quinta é a mudança para uma meta contínua, que eliminaria o formato atual e faria com que o Copom tivesse mais liberdade para cortar os juros, a partir do momento em que a inflação entrasse no centro da meta.

Esse formato teria dado, por exemplo, uma autonomia maior para o BC cortar os juros já na última reunião do Copom, visto que o IPCA em 3,94% está dentro da margem de tolerância da meta de inflação, que foi definida em 3,25% para este ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

No entanto, o sistema que respeita o ano-calendário faz com que as projeções do mercado – divulgadas semanalmente pelo Boletim Focus – tenham um grande peso nessa decisão, e devido às projeções ainda estarem acima do teto inflacionário, o BC se sente menos confiante para cortar os juros.

O formato que pode entrar em vigor no Brasil já é adotado em outras potências mundo afora, com destaque para os Estados Unidos e países da Zona do Euro, que passam por revisão em médio prazo (um ano e meio a dois anos).

Neste primeiro semestre, em meio aos atritos entre o presidente do BC, e o presidente Lula, a possibilidade de uma mudança nas margens da meta para esse ano e na do próximo ano chegou a ser ventilada, mas de prontidão foi rechaçada por Campos Neto, assim como não foi bem aceita pelo mercado financeiro.

Impacto nas últimas reuniões do ano

A possível adoção de uma meta contínua para a inflação poderá impactar diretamente nas decisões do Banco Central durante as quatro últimas reuniões do ano. De acordo com as previsões mais recentes do Focus, é esperado que a Selic feche 2023 no patamar de 12,25% ao ano.

Por outro lado, o receio do BC é que um corte precipitado possa fazer com que a inflação volte a acelerar nos próximos meses, fugindo do centro da meta mais uma vez e elevando os preços para a população.

Na plataforma da Estoa, empresa multissetorial voltada para o mercado financeiro e economia, a nossa assinatura Renda Fixa é uma opção interessante para você que está atento às mudanças na inflação e quer investir de uma maneira que esteja protegido do sobe e desce do IPCA.

Por lá, você também consegue conferir todas as datas das próximas reuniões do Copom e do CMN no nosso calendário econômico, que conta com informações dos principais eventos do mundo inteiro.

Sobre a Estoa

A Estoa é uma plataforma global para investidores, especializada no mercado financeiro, negócios e economia.

A empresa é balizada por três pilares fundamentais: conteúdo, produtos e ferramentas. Com uma estrutura consolidada, a Estoa tem a missão de oferecer aos leitores, clientes e parceiros o empoderamento intelectual, em todos os níveis, acerca dos temas abordados em nossa plataforma.

Conheça as assinaturas que a Estoa oferece para investidores de nível iniciante até os mais experientes.

Dentro da plataforma você encontrará recomendações de investimento, notícias, artigos, colunas, e-books, Podcasts, planilhas, tabelas e gráficos que tem como objetivo ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar