Melhor escola pública do Brasil fica em Massapê no interior do Ceará, aponta IDEB 2021

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações em língua portuguesa e matemática nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver (reprovar) seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

Com os resultados do IDEB 2021 divulgados pelo INEP, a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada no município de Massapê, no interior do Ceará obteve a maior nota nacional, 9.9, se tornando assim a melhor escola pública do país nas séries iniciais (1º ao 5º)

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação do município, o crescimento nos índices do IDEB em Massapê se dá a partir dos investimentos que a gestão municipal vem realizando na educação no âmbito das modalidades de ensino infantil e fundamental, que  possui cerca de 7 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Para a atual gestora do município, Aline Albuquerque, o bom resultado na avaliação é fruto de parceria entre gestão e comunidade escolar. “ Mesmo com as adversidades da pandemia, soubemos firmar uma parceria forte, envolvendo gestão e comunidade escolar, o que fez com que tivéssemos uma escola sendo referência em qualidade da educação do país, sendo considerada a melhor escola pública em ensino”, ressaltou.

Avaliação 

As avaliações do Saeb foram aplicadas entre novembro e dezembro do ano passado, ainda no período da pandemia da Covid-19. Na época, muitas escolas públicas do país ainda não estavam realizando atividades 100% presenciais ou haviam acabado de promover este retorno.

Em nota, a organização não governamental Todos Pela Educação explicou que o período da avaliação impacta na taxa de participação dos alunos na avaliação, que foi baixa, principalmente na porcentagem de participação dos estudantes de baixo nível socioeconômico das áreas mais remotas e periféricas, aqueles que abandonaram a escola no ano letivo.

No Saeb, conforme o Inep, a taxa de participação foi de 76,6% entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo que foi de 85,0% em 2019. Entre os alunos do 9º ano, foram 73,2%, sendo que em 2019, a participação foi de 81,3% No 3º ano do Ensino Médio, a participação foi 61,4%. Em 2019, a taxa foi 75,6%.

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