Médica Andrea Landim – A renovação do quadro político cearense

Cada vez mais presente quando a pauta é a defesa de mulheres, idosos e crianças em todo o estado do Ceará.

No conceito popular está em andamento a ideia de que a política brasileira, para realmente começar uma nova história que o País tanto busca, é preciso dar um grande salto de qualidade no pleito que se aproxima, e realizar uma nova etapa contemplando, principalmente, a renovação dos quadros políticos em todas as áreas (municipal, estadual e federal), com a eleição de novos talentos, em especial, no estado do Ceará.
Não há dúvidas de que o gênero feminino nas representações legislativas brasileiras ainda está muito longe da realidade, em face do que representa a mulher atualmente na nossa sociedade e o seu potencial de protagonismo em todos os movimentos de base da vida pública e privada do Brasil hoje.

A capacidade das Mulheres
Além da urgência de aumentar o percentual feminino representativo nas casas legislativas já no pleito de 2020, os radares eleitorais visualizam a eleição de mulheres nas próximas eleições, focados na competência pessoal e na sensibilidade das mulheres já certificadas especificamente em setores onde a população mais necessita de assistência: educação, saúde e trabalho.

No Encontro Estadual do PSB, o Jornal do Comércio do Ceará (JCC) reconheceu na pessoa da médica Andrea Landim, uma autêntica pré-candidata à Câmara Federal pela referida legenda, haja vista que já desponta com notável visibilidade em reconhecimento pelos serviços prestados ao povo cearense em quase 20 anos de atuação na área da saúde.

Dra. Andrea se sobressai por sua brilhante atuação profissional e já atuou em várias cidades do Ceará, dentre elas: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Abaiara, Milagres, Caririaçu, Santana do Cariri, Barbalha, Aurora e Iguatu.

Formada pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ), a Dra. Andrea Landim possui Especialização na UFC e Mestrado e Doutorado na Universidadede Córdoba (UCO), Espanha. Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 18 de outubro de 1971, é casada com o empresário juazeirense Paulo Sérgio Landim da Costa, e sua filha, Tais Landim, também é médica. É presente e está no sangue da família a ação social no serviço de saúde pública destinada a oferecer melhor qualidade de vida às famílias carentes.

Em conversa com a nossa reportagem, a Dra. Andrea falou um pouco da sua vida educacional e sua formação, desde o ensino Fundamental. Estudou em Fortaleza em instituições públicas, como Escola Manoel Juarez Távora e Colégio São Tomás de Aquino. Ganhou bolsa de estudos de uma irmã para cursar o Ensino Médio na França, quando na época só sabia pronunciar a palavra “merci”.

Entretanto, enfrentado muitas dificuldades, mas com ajuda de amigos, superou os obstáculos: “…Naquela época, uma oportunidade dessa era um prêmio, porque não havia incentivo à educação; e o brilho de muitos alunos que pretendiam ir para outros países se desvanecia, pois eram, como até hoje, alijados de políticas públicas e da “mão do Estado”.

Avanços
Terminado o Ensino Básico, retornou a Fortaleza e casou, mas logo partiu para a Espanha, onde foi morar na cidade de Córdoba. Concretizou sua entrada na universidade espanhola.

Na Espanha nasceu a sua filha Dra. Tais Landim. Retornou ao Brasil e fixou residência em Fortaleza; logo depois, indo morar na cidade de Juazeiro do Norte, começou a trabalhar numa creche e criou vários projetos sociais, dentre eles, o Projeto Caíque que abrigava 620 crianças carentes, implementando ações como o pai de Caíque e mãe de Caíque, projetos que tinham o objetivo do trabalho em equipe para todos trabalharem juntos. Foi aí que recebeu de Carlos Cruz, proeminente representante político juazeirense, convite para fazer parte de uma unidade de saúde em Juazeiro. Antigamente era o Sandu. A primeira unidade de pronto atendimento do Ceará.

Porque não se falava em UPA naquela época

“É muito triste ver que o paciente não pode dar continuidade e concluir seu tratamento médico. Eu tento enxugar o máximo que posso o tratamento, mas, às vezes, é impossível até pela condição patológica”, explica a Drª. Andrea, revelando as dificuldades dos profissionais de saúde no dia a dia de trabalho. E acrescenta: “Falar do papel da mulher nessas eleições, como representante do Cariri e como mulher, é mostrar a diferença da força da mulher numa sociedade machista”.

Dra. Andrea Landim relata que o seu principal objetivo na política será resgatar a dignidade das pessoas e, notadamente, recuperar esse tempo perdido no qual o atual governo faz a população passar. O caos na saúde pública, as filas no SUS, o negativismo que tem tornado muitas pessoas incrédulas com a verdade, o desmatamento da Amazônia, a omissão do governo no combate ao devastamento da floresta e, ainda, o acolhimento aos mais humildes e necessitados que precisam da “mão do estado

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar