Maratona BRB reúne 250 atletas em desafio com areia e trecho noturno no litoral do Ceará

Maratona de praia mais desafiadora do Brasil, entre Cumbuco e Paracuru, no litoral cearense, será realizada neste sábado (13) – Fotos: Saulo Galdino/Beach Run

Fortaleza, 9 de novembro de 2021 – Um grande desafio e logo em uma das primeiras corridas presenciais no Ceará desde o início da pandemia. Neste sábado (13) será realizada a Maratona Beach Run Brasil, considerada a maratona de praia mais desafiadora do Brasil. Os 250 atletas vão encarar 42 quilômetros entre as praias de Cumbuco e Paracuru em um percurso quase todo realizado em areia e com trecho final no período noturno.

Entre os protocolos de segurança devido à Covid-19, os desafiantes largam em ondas (em grupos pequenos) às 15h deste sábado de Cumbuco. O trajeto tem 90% de areia. Mas o ponto alto da prova é a parte final, já à noite. Na metade do percurso eles recebem a lanterna de cabeça, que deve ser utilizada quando começar a escurecer. A linha de chegada estará na Praia de Paracuru. Praticamente todo o trajeto é realizado na beira do mar.

“Cada edição da Maratona BRB é desafiante pelo percurso quase todo na praia, em areia, e a parte final à noite. No entanto, a deste ano talvez seja um pouco mais por tudo que passamos nos últimos tempos. Os atletas por ficarem sem treinar por algum tempo, retomarem os treinos e conseguirem se preparar para uma prova difícil como essa. Da nossa parte, em organizar um evento esportivo com segurança exemplar e que será referência para as próximas”, afirma Ricardo Ramalho, organizador do evento e diretor da Beach Run Brasil.

A segurança começa desde a entrega dos kits. Os atletas têm quatro dias para a retirada e em três locais diferentes. Nesta quarta (10) e quinta (11) será a retirada em Fortaleza, e na sexta-feira (12) e sábado (13), pela manhã, em Cumbuco (Caucaia) e Paracuru. Os atletas escolheram antecipadamente o local da retirada.

Só podem participar os atletas que tiverem tomado pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 ou apresentarem teste negativo realizado até 48 horas antes do início da maratona. A largada será em ondas, de no máximo 50 atletas. Em área aberta, os atletas recebem uma máscara facial, de uso obrigatório, na entrada da arena de largada. A organização ainda dá outra máscara logo após a chegada. Nos locais haverão dispensadores de álcool gel e marcações para evitar aglomerações. Só é permitido a retirada da máscara facial pelos atletas após o primeiro quilômetro do percurso, em ponto de descarte específico.

Mais que seguir todas as medidas de segurança, inclusive para equipe técnica, a Maratona Beach Run Brasil está alinhada com o momento de arrefecimento da pandemia no Brasil. Além de número limitado de atletas, todo o percurso, bem como largada e chegada, é em área aberta e próximo da natureza. Esta é uma das primeiras corridas presenciais na região Nordeste com validação dos órgãos públicos de saúde para a realização.

O evento esportivo segue as orientações da Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Eventos Outdoor (ABRACEO), que criou os documentos para a retomada de corridas de rua em todo o país.

Serviço

O que é: Maratona Beach Run Brasil

Quando: 13 de novembro de 2021

Distância: 42 quilômetros

Onde: entre as praias de Cumbuco (largada) e Paracuru (chegada)

Retirada de kits:

Fortaleza: Loja Atlets Nutrição Esportiva (Av. Júlio Abreu, 160 – loja 04) – quarta (10) e quinta (11) das 14 às 19h.

Cumbuco (Caucaia): Loja Bike Beach Fitness (R. Almirante Soares Dutra – Avenida dos Coqueiros – em frente ao Super Cumbuco) – sexta (12) das 14h às 19h e sábado (13) das 10h às 13h

Paracuru: CTFuncional Integral (Av. Antônio Sales, s/n, Praia de Paracuru) – sexta (12) das 14h às 19h e sábado (13) das 10h às 11h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar