M. Dias Branco apresenta avanços em iniciativas ESG

Líder nacional em massas e biscoitos anuncia iniciativas realizadas nos aspectos Ambiental, Social e de Governança

A líder nacional em massas e biscoitos com presença global, atuação diversificada e respeito às origens reforça o compromisso em cuidar do planeta, acreditar nas pessoas e fortalecer alianças. Para a M. Dias Branco, os temas integrados às frentes ESG (Ambiental, Social e de Governança, na tradução dos termos da sigla para o português) são encarados como prioridade.

Para comunicar ao mercado os avanços realizados ao longo dos anos, seguindo os critérios ESG, a M. Dias Branco divulga o Relatório Anual Integrado 2021.

“A preocupação com o desenvolvimento sustentável, social e de governança faz parte da cultura da M. Dias Branco. Reconhecemos a nossa posição de liderança no mercado nacional de massas e biscoitos e entendemos que estas ações geram valor à Companhia e à própria sociedade. Dessa forma, valorizamos também o nosso posicionamento de Sonhar, Realizar e Crescer”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da Companhia.

Avanços em Sustentabilidade

  • Em 2021, a M. Dias Branco ampliou o escopo do seu Comitê de Governança Corporativa para abranger, também, pautas ambientais e de sustentabilidade, transformando-o em Comitê ESG. Além disso, elaborou uma nova Agenda de Sustentabilidade, considerando a visão de diversos stakeholders para a definição de temas que estarão em foco até 2030. As preocupações com as mudanças climáticas, diversidade e inclusão e empreendedorismo de comunidades do entorno passam a compor a Agenda da líder nacional em massas e biscoitos.

No total, a nova Agenda abordará 15 temas prioritários distribuídos em três pilares: cuidar do planeta (Ambiental), acreditar nas pessoas (Social) e fortalecer alianças (Governança). Para cada tema, foram estabelecidos indicadores e metas de longo prazo.

  • A M. Dias Branco integra, mais uma vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e houve a progressão da Companhia de D para B- no ranking CDP (Carbon Disclosure Project) e classificação A na avaliação ESG Ratings da Morgan Stanley Capital International (MSCI);

  • Redução de 0,71% de plástico flexível das embalagens e 99,34 toneladas de filmes ao ano, com o acumulado de redução de 1,48% no ano e 1.093,35 toneladas de 2017 a 2021.
  • Meta alcançada de utilizar 100% do volume de caixas de papelão e papel cartão de material reciclado e/ou kraft (virgem) provenientes de matéria-prima extraída de florestas manejadas.
  • Redução de 1,5% na geração de resíduos em todas as unidades em comparação a 2020, resultado de diversas ações de melhorias no processo produtivo e do Programa Aterro Zero.
  • Aumento de reuso de água nas unidades que possuem Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). O crescimento foi de 9,2%, em comparação ao ano de 2020.
  • Superação da meta de reduzir em 2% o consumo relativo de energia em relação ao ano anterior.
  • Alcance da meta de monitoramento das emissões de gases do efeito estufa (GEE).
  • Troca de 43 empilhadeiras movidas a combustão por empilhadeiras a lítio, gerando economia de 2.522 toneladas de CO2 em emissões.
  • Em 2021, 32.852,21 toneladas de resíduos foram direcionadas para operações de reciclagem e reutilização e 3.493,36 toneladas foram enviadas para disposição final. Esse grupo de resíduos é composto, principalmente, por aqueles não recicláveis, produtos inconformes ou vencidos, resíduos de construção civil, serviços de saúde e restaurantes. Em comparação com o ciclo de 2020, houve redução de aproximadamente 38% no volume desse tipo de destinação.
  • Adoção de 800 hectares da Reserva Natural Serra das Almas, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará, com 6,3 mil hectares de extensão e reconhecida pela Unesco.
  • Plantação de 651 mudas de espécies diversas na Área de Preservação Ambiental – Baía de Aratu, em Salvador.

Avanços Sociais

  • Contribuição para mais de 150 instituições com doações, ações e projetos. Apoio a 100% das comunidades do entorno das unidades industriais com doações de produtos e 57,14% com projetos de desenvolvimento local (ações de voluntariado e projetos sociais).
  • Implantação da Fábrica de Voluntários – programa de voluntariado com o propósito de inspirar e transformar vidas por meio de ações voluntárias, estimulando a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social.
  • Em parceria com o Senai, a Companhia forneceu capacitação gratuita para as comunidades do entorno de quatro unidades: duas em Fortaleza/CE; em Salvador/BA e Jaboatão dos Guararapes/PE. Ao todo, foram cinco cursos e 75 pessoas capacitadas como Eletricista Industrial, Assistente Administrativo, de Produção e de Logística.

Avanços de Governança

  • A Companhia fechou o ano com 25% da liderança composta por mulheres, com Conselho de Administração contendo 33,33% de participação feminina, sendo a presidente uma mulher;
  • Ampliação espontânea da licença-paternidade para 15 dias;
  • Realização de diversas ações de capacitação, o que resultou em 438 mil horas de treinamento, com a participação de cerca de 13 mil colaboradores;
  • Implantação do sistema de gestão de Segurança do Trabalho, fundamentado no Programa Positivo – sistema próprio de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), baseado em normas internacionais, avançado nas unidades de Jaboatão dos Guararapes/PE e Rio de Janeiro, totalizando 73% das unidades.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart, Taste& Co e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.

Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 15 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

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