Live discute sobre como falar com as crianças sobre a perda de um pet
No próximo dia 8, às 18h, a Live “Como falar com as crianças sobre a perda de um pet” aborda as questões que envolvem o momento de comunicar para os pequenos sobre a perda de um animal de estimação. O que falar? Existe a necessidade de ajuda profissional? Deixo ou não ela participar do ritual de despedida? Estas são algumas das perguntas que a tanatóloga e especialista em luto pet, Kênia Camargo e a psicanalista e coordenadora do Clube Tanato, Natália Pinto vão responder.
Os animais de estimação fazem parte da vida das famílias e ocupam um importante papel nos relacionamentos, na rotina das crianças e no desenvolvimento de sentimentos e responsabilidade afetiva, por exemplo. O clima de alegria costuma contagiar uma família que traz para a rotina da família um Pet. Para as crianças “é sinônimo de diversão, mas também muitas oportunidades de aprendizados, como a responsabilidade do cuidado com outro e sobre o próprio ciclo da vida”, comenta a psicanalista Natália Pinto.
Quando chega o momento de falar sobre a despedida os familiares se perguntam sobre como devem proceder e a maneira como devem comunicar aos filhos pequenos a perda do animal de estimação. Para Natália, é importante que a criança participe dos rituais de despedida para que possa compreender o fechamento de um ciclo e se permitir sentir tudo o que aquele ser representou na sua formação sentimental e cidadã.