LBV e SESC Fortaleza promovem exposição de manualidades na Vila Manoel Sátiro

Mulheres atendidas pela LBV participam do projeto Mãos que Costuram Vidas 

Na última semana, grupo de mulheres atendidas no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, através do serviço Vivência Solidária, finalizaram as atividades do projeto Mãos que Costuram Vidas promovido pelo Sesc/CE, com uma linda exposição de manualidades, feitas por elas durante todo o ano.

O serviço Vivência Solidária da LBV, atende cerca de 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social na unidade da instituição localizada no bairro Vila Manoel Sátiro, cooperando para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

“Meu sonho era aprender a bordar, o Sesc e a LBV abriram as portas pra mim. Já ensinei minha filha e hoje eu e ela fazemos bordados e ela vende na faculdade e eu também tiro uma renda disso. Esse projeto é muito além das manualidades porque me ensinou também a pensar em mim, nós mães e mulheres sempre pensamos primeiro nos filhos, no esposo e só depois pensamos em nós e aqui eu tive a oportunidade de aprender a pensar em mim mesma. Só tenho a agradecer a LBV e ao Sesc por esse espaço.” Relata Juliana de Souza atendida pela LBV. 

O projeto 

Durante o ano de 2023 a Instituição, recebeu em sua unidade o projeto Mãos que Costuram Vidas desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE), que promoveu oficinas temáticas onde discutiram sobretudo acerca dos papeis sociais de gênero, tendo como fio condutor a aplicação de manualidades (costura, bordado, artesanato) estimulando ainda a geração de renda.

“Esse projeto propõe diversas atividades como, oficinas temáticas, manualidades e vivências externas, que envolvem todo o contexto feminino: direitos sociais, combate a violência contra a mulher, empoderamento feminino, entre outros. Trabalhamos tudo isso e muito mais durante o período de 8 meses. A LBV tem muito potencial aqui na comunidade, sempre trazendo essas oportunidades aqui pra essas mulheres, e por isso, agradecemos demais a instituição pela oportunidade de acrescentar e contribuir com o trabalho que já é realizado. Só tenho a agradecer mesmo, muito obrigada” afirmou Márcia Silva, Analista Assistencial do Sesc Fortaleza. 

A exposição  

Para finalizar o projeto com chave de ouro as mulheres reuniram todos os trabalhos realizados por elas durante os 8 meses deste ano como filtro dos sonhos, bolsas, bordados em panos de pratos, artigos decorativos, bijuterias de papel, porta ovos, entre outros diversos itens que foram apresentados numa tarde calorosa para os idosos e adolescentes atendidos também pela Legião da Boa Vontade,  momento de troca de conhecimento intergeracional.

“Por meio destes trabalhos elas [Mulheres atendidas pelo serviço Vivência Solidária da LBV] também tiveram a oportunidade de gerar renda famíliar, pois replicaram o que aprenderam e em suas casas puderam comercializar esses produtos que elas mesmas fazem. São inúmeros relatos positivos que identificamos, como fortalecimentos dos laços do grupo e em casa, as vivências realizadas em ambientes externos, acesso e conhecimento de serviços ofertados aqui em Fortaleza, e isso foi e é fundamental pra essas mulheres. Nosso agradecimento especial ao Sesc por essa parceria de sucesso.”  Michelle Lisboa psicóloga da LBV em Fortaleza/CE. 

Em Fortaleza/CE o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade fica localizado na rua Alziro Zarur, 275- Vila Manoel Sátiro. Telefone (85) 3484-3533.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar