Inter: setor bancário se beneficia da alta no crédito impulsionada pelo varejo
Investing.com – Apesar da alta dos juros ser boa para o setor bancário no longo prazo, os spreads continuarão pressionados no futuro próximo, de acordo com o Inter. O relatório aponta que o varejo segue impulsionando o crédito, que avançou 15,9% em agosto na comparação anual, mas recuou 0,3 p.p. em relação a julho deste ano.
O avanço do crédito é puxado especialmente pelas pessoas físicas, segmento que subiu 18,8% na comparação anual, enquanto que a demanda de pessoas cresceu 12,2% em relação a agosto de 2020. Em relação a julho, o crédito para PJ recuou 0,14% em agosto, uma vez que esse mês não teve a ajuda do Pronampe.
De acordo com o Inter, os spreads bancários estão a uma taxa média de 14,5%, um nível historicamente baixo. Além disso, a inadimplência apresentou o terceiro mês consecutivo de estabilidade, com uma taxa de 2,3%.
Com esse cenário, o Inter recomenda compra de Itaú Unibanco (SA:ITUB4), Bradesco (SA:BBDC4) e Banco do Brasil (SA:BBAS3), porém, indica Santander (SA:SANB11) de forma neutra.