Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Inteligência Artificial proporciona vantagens interessantes para pequenas e médias empresas

Uso da tecnologia começa com atividades rotineiras e à medida em que os resultados aparecem, empreendedores e gestores buscam soluções mais arrojadas e estratégicas para o desenvolvimento do negócio 

 

Embora muitas vezes o uso das tecnologias de ponta seja relacionado às grandes corporações, a Inteligência Artificial (IA) vem ganhando destaque por sua característica democrática, capaz de transformar a maneira como qualquer empresa, independente do seu tamanho ou setor, opera.

 

De acordo com Mauricio Frizzarin, CEO da QYON Tecnologia, a IA oferece oportunidades significativas para as pequenas e médias empresas (PMEs), começando pela melhoria em relação aos processos internos e por proporcionar a tomada de decisões de maneira mais assertiva, com base em dados. “Comumente, as empresas, especialmente as PMEs, se valem da IA para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, que podem ser relacionadas ao atendimento aos clientes, processamento de dados de faturamento, atualização de estoques, etc”, afirma o especialista.

 

Um segundo movimento feito, segundo Frizzarin, tem ligação com a personalização de produtos e serviços. Isso ocorre, porque a análise de dados acontece de forma mais rápida e simples, o que por sua vez torna viável entender as preferências e necessidades de cada cliente, facilitando, por consequência, a adaptação das ofertas. “Essa abordagem costuma trazer um aumento na satisfação do cliente e o crescimento nas vendas”, conta.

 

Um terceiro passo é dado em direção às possíveis melhorias na eficiência da operação do negócio, sejam elas ligadas aos processos de produção, ao gerenciamento da cadeia de suprimentos e à logística. A Inteligência Artificial pode auxiliar na identificação das áreas ineficientes e sugerir o que deve ser aprimorado. “Dessa maneira, as companhias economizam tempo e recursos, que podem ser investidos em outras áreas, como inovação, por exemplo”, analisa Frizzarin.

 

O CEO da QYON Tecnologia explica que, à medida em que a empresa avança no uso da tecnologia e percebe os benefícios proporcionados, também é ampliada a tendência de uso em áreas cada vez mais estratégicas. “Percebe-se que os gestores das empresas passam a buscar soluções que auxiliem, por exemplo, na previsão de tendências de mercado ou do comportamento do consumidor, na prevenção e detecção de fraudes, na análise de sentimentos dos consumidores em relação à marca, etc”, analisa Mauricio Frizzarin.

 

Na visão do executivo, a ampliação do uso da Inteligência Artificial, especialmente no caso das PMEs, avança à medida em que empreendedores e gestores enxergam os benefícios e resultados que são alcançados. “Consequentemente, empreendedores e gestores buscam soluções mais arrojadas e estratégicas para o desenvolvimento do negócio. É um ciclo que se retroalimenta e traz benefícios contínuos”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.