Estudo da Trend Micro aponta as tendências na cadeia logística do Varejo nos próximos 10 anos

Considerando sete pilares tecnológicos atuais, a Trend Micro traça o panorama do setor e os desafios de cibersegurança

As vendas por canais digitais cresceram nos últimos dois anos, impulsionadas fortemente pela pandemia da Covid-19.  Nos primeiros meses do contágio da doença, a cadeia logística de armazenagem e distribuição de produtos sofreu o impacto do aumento do consumo de alguns produtos e das restrições impostas. Muitas empresas perderam prazos e não conseguiram manter os níveis de qualidade das entregas. Foi necessária uma operação de guerra para reestabelecer o atendimento, com a criação de novas rotas logísticas e modais. Mas será que esse cenário poderia ter sido evitado?

Estudo elaborado pela Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, revela que tecnologia que já existe hoje – como Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina) – pode ajudar a prever situações como a que vivemos, organizando a demanda e evitando gargalos nos processos logísticos. O relatório aponta 2030 como a década do Varejo e descreve alguns cenários para mostrar que a experiência de compra será composta por muitas tecnologias que trabalharão juntas como, por exemplo, prateleiras e carrinhos inteligentes, uso de robôs e drones nas entregas, e o rastreamento de identidade por meio de banco de dados centralizado.

“As organizações precisam se preparar para esses cenários e para os desafios de segurança, porque a cada dia surgem novas ameaças. Os próximos anos serão importantes para a criação de um ambiente mais seguro para os consumidores e para a definição de uma cadeia de suprimentos de varejo muito mais ágil e inovadora”, destaca Cesar Candido, diretor de Vendas da Trend Micro Brasil.

O levantamento estabelece sete pilares tecnológicos que seriam os facilitadores do futuro do varejo, já levando em conta a expansão do 5G em todo o mundo. São eles:

  • Robotização;
  • Cadeia de Suprimentos;
  • Modelos de Delivery;
  • Experiência de Loja (prateleiras e carrinhos inteligentes etc);
  • Digitalização;
  • Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina);
  • Pagamento eletrônico.

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