Apesar de a Educação Financeira ser obrigatória nos currículos das escolas de todo o país, uma pesquisa realizada pela Nova Escola indicou que apenas 21,1% dos educadores informaram ter preparo bom ou muito bom para lecionar sobre o tema. Para 42,3% dos professores entrevistados, o conhecimento que possuem é considerado razoável, e para 36,6% considerado ruim ou muito ruim. Outra pesquisa sobre o tema mostra a relevância da Educação Financeira no país. De acordo com o Centro de Letramento Financeiro da Universidade George Washington, nos EUA (GFLEC), quase 7 em cada 10 brasileiros são considerados “analfabetos financeiros” e não poupam nada, sendo que dois terços estão negativados e 56% não fazem sequer um orçamento familiar.
No relatório trienal referente ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), o Brasil é o 4º pior país em competência financeira de jovens. Segundo os dados divulgados pela OCDE, há uma relação entre pobreza e dificuldade de fazer contas financeiras básicas, comuns no dia-a-dia de um adulto.
Em sua primeira fase, que acontece até maio de 2022, a parceria entre o Instituto XP e a Nova Escola lançará os primeiros conteúdos jornalísticos, planos de aula para o Ensino Fundamental abordando temas como dinheiro, consumo e planejamento, e aulas ao vivo sobre a “Importância da Educação Financeira” e “Como levar Educação Financeira para sala de aula”. Na Educação Básica, a estratégia é formação para professores das escolas públicas, que atendem 48 milhões de estudantes do ensino básico.
Com poucos dados relacionados ao conhecimento e necessidades sobre educação financeira dos professores no País, pesquisas estão previstas para todas as fases do projeto. A primeira é um diagnóstico inicial sobre percepção, dúvidas e aplicação do tema. Após um ano de projeto, será realizada outra pesquisa anual com educadores sobre a evolução da percepção do tema para seguir monitorando os efeitos do projeto.
“A Nova Escola vê a Educação Financeira como um tema que vem ganhando muito espaço nas discussões sobre a crise econômica e o futuro, e que representa uma janela de oportunidade para a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas escolas. Queremos impactar positivamente a economia do País, e para isso precisamos capacitar educadores, que são grandes multiplicadores do conhecimento e que irão por sua vez formar os jovens com mais planejamento e responsabilidade financeira”, explica Raquel Gehling, CEO da Nova Escola, negócio social voltado a oferecer recursos para educadores com foco na Educação pública brasileira.
Para o Instituto XP, que nasceu com a meta de levar Educação Financeira a 50 milhões de pessoas nos próximos dez anos, o projeto tem o potencial de multiplicar o acesso a esse tipo de conteúdo, impactando diretamente milhões de professores e professoras.
“A razão de existir do Instituto XP é acreditar que começar bem pode mudar tudo. Por isso, vamos investir desde a infância para educarmos os brasileiros e brasileiras a conviverem bem com o dinheiro, entenderem sua potência e como se capacitar pode ser um dos caminhos para geração de renda e alcançarem seus sonhos. Queremos engajar a sociedade para que todos juntos – colaboradores, educadores, pais, lideranças públicas, organizações da sociedade civil, pesquisadores, empresas, empreendedores, clientes, voluntários – possamos amplificar o acesso à educação financeira para milhões de pessoas”, explica Marcella Coelho, head de Impacto Social da XP Inc.
Sobre a Nova Escola
A Nova Escola é um negócio social, sem fins lucrativos, que entrega conteúdos, produtos e serviços para apoiar, facilitar e valorizar toda a jornada do educador brasileiro. Sua missão é fortalecer educadores para transformar a educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial. Tem relacionamento com o segmento há mais de 30 anos e uma base de 1,5 milhão de usuários.
Nascida há mais de 30 anos, como uma revista especializada em Educação Básica com foco no ensino e aprendizagem, a Nova Escola vem investindo em ampliar os formatos e ferramentas que apoiam o dia a dia dos professores e gestores no Brasil. Entre as iniciativas, estão a oferta de cursos online, formações, planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conteúdos editoriais gratuitos e exclusivos para assinantes.
Para apoiar os desafios diários dos educadores durante a pandemia da Covid-19, Nova Escola também está preparando conteúdos jornalísticos focados em temas relacionados ao isolamento; adaptando planos de aula para uso remoto e produzindo e oferecendo gratuitamente cursos e boxes para instrumentalizar o professor durante este momento.