Indústria brasileira do agronegócio amplia presença internacional com exportações para mais de 62 países
Empresa de Cravinhos (SP), referência global na produção de equipamentos para reprodução animal e Fertilização in vitro (FIV), atinge a marca de 900 mil produtos exportados em 2024
A WTA – Watanabe Tecnologia Aplicada, empresa brasileira especializada em equipamentos para reprodução animal e fertilização in vitro , celebra um marco que reforça seu protagonismo no setor: a empresa atingiu a marca de 900 mil produtos exportados em 2024, consolidando-se como a maior exportadora brasileira do segmento. A expectativa, de acordo com o novo cenário econômico mundial, é ampliar as exportações, impulsionadas pela competitividade dos preços e ausência de sobretaxas para o Brasil na maior parte dos países que operam.
“Considerando o período de janeiro a abril deste ano, tudo indica que o crescimento das exportações será contínuo. Somente em abril, começamos a exportar para o Paquistão e Marrocos, o que evidencia a demanda crescente pela produção de embriões também nesses dois países”, revela Osnir Watanabe, fundador e CEO da WTA.
Com fábrica no Brasil e uma base de distribuição nos Estados Unidos, localizada em College Station (Texas), a WTA abastece atualmente mais de 62 países, incluindo os mercados da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Com mais de 100 produtos desenvolvidos com tecnologia própria, os itens mais procurados foram revestidos, que promovem total isolamento do tubo, eliminando qualquer possibilidade de refluxo e perdas de sêmen; incubadoras, que funcionam como estufas, criando um ambiente controlado para o desenvolvimento dos embriões; e descongeladores, utilizados para remover os compostos crioprotetores dos embriões congelados durante a Fertilização in vitro (FIV) – todos itens essenciais para a melhoria genética e o aumento da produtividade no setor agropecuário.
Segundo a Embrapa, a Fertilização in vitro (FIV) desempenha um papel significativo no melhoramento genético de rebanhos bovinos, impactando diretamente a produtividade na produção de carne e leite. A Produção In Vitro de Embriões (PIVE) permite aumentar consideravelmente o número de descendentes de uma vaca doadora, possibilitando a obtenção de cerca de 36 mil bezerros por ano a partir de uma única fêmea. Além disso, o PIVE viabiliza a utilização de bezerras pré-púberes, vacas em início de gestação, vacas com subfertilidade adquirida e vacas senis, ampliando as oportunidades de reprodução de animais geneticamente superiores. A técnica também facilita o uso e aprimoramento de outras biotecnologias avançadas de reprodução animal, como clonagem e transgenia.
Para Osnir Watanabe, fundador e CEO da WTA, o feito só foi progresso pela busca constante por inovação aliada à alta performance dos produtos e investimentos em expansão: “O trabalho do nosso setor de P&D, somado ao apoio de universidades e centros de pesquisa parceiros, além do aumento da nossa capacidade de produção, contribui para os bons resultados”.
Sobre a WTA
WTA – Watanabe Tecnologia Aplicada, com mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro e 10 anos nos Estados Unidos, tem fábrica em Cravinhos, a 300 km da capital paulista. Emprega mais de 100 pessoas e exporta para 62 países. Seu portfólio é composto por mais de 100 produtos avançados e equipamentos inovadores desenvolvidos com tecnologia própria, apresentando alta performance em Aspiração Folicular, Transferência de Embriões e Inseminação Artificial. É líder mundial no segmento de Fecundação in vitro (FIV).