Indicador da Boa Vista de Movimento do Comércio inicia o ano em alta

Na comparação mensal houve elevação de 1,2%, enquanto
na comparação interanual o avanço foi de 1,0%

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, apontou elevação de 1,2% entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 na série de dados dessazonalizados. O indicador somou o quarto avanço consecutivo nesta base de comparação e na comparação do trimestre móvel finalizado em janeiro com o trimestre imediatamente anterior (com fim em outubro) houve elevação de 2,0%.

Na série de dados originais foi observada alta de 1,0% na comparação interanual. O resultado coloca a média móvel dos últimos três meses num patamar 2,1% maior em relação à média observada entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, lembrando que em novembro e dezembro do ano passado também foram observadas altas na comparação interanual, no caso, mais intensas, de 3,6% e 1,4%, respectivamente. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, a curva se manteve, por ora, numa trajetória de crescimento acelerado, passando de 1,3% para 1,5% entre os meses de dezembro e janeiro.

“Os resultados positivos de agora não deixam para trás os obstáculos que o setor deve ter pela frente. Este será mais um ano de inflação e juros altos, como foi em 2022, e também é esperada uma desaceleração mais contundente do crédito em função dos maiores riscos, não só da parte do consumidor. Lembrando que a taxa de inadimplência subiu bastante no ano passado, mas também de parte das empresas, que podem daqui em diante se deparar com um mercado de crédito mais rígido. Somados esses fatores ao cenário macroeconômico, que não é favorável no momento, é mais provável que a curva de longo prazo do indicador entre numa tendência de desaceleração em breve. Ela pode, inclusive, como no ano passado, oscilar entre números positivos e negativos, mas a expectativa é de mais uma alta em 2023, mesmo que inferior ao crescimento observado em 2022”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.

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