Ibovespa: tarde para vender, cedo para comprar

Pamela Semezzato

Existem algumas frases que são famosas no mercado financeiro, mais especificamente para operações de curto prazo, uma delas é: “Não operar também é operar”.

Quando eu comecei com minhas operações de Swing Trade, eu não sentia muita pressão de ter que estar posicionada todos os dias.

Minha rotina era: olhar todos os papéis, anotar os que estavam interessantes, analisar mais a fundo cada um dos anotados, calcular o risco x retorno e programar as ordens.

Quando nenhum ou pouquíssimos papéis chamavam atenção, e não estavam tão legais, ficava sem operações por dias, até por semanas se fosse o caso. Mas, continuava na rotina de olhar todos os dias porque não dá para saber quando vai surgir uma boa oportunidade!

No início, quando comecei no day trade, não fazer nenhuma operação era como se eu não estivesse fazendo nada – ou seja, não estava trabalhando. Demorei um tempo para aceitar que isso era normal.

Foi justamente em um momento de indecisão do mercado que “Caiu a ficha” de que eu não estava posicionada em nada para Swing Trade – e isso era normal. Parei para analisar o Ibovespa e percebi que o momento de mercado era: a maioria dos papéis estavam esticados e sem sinal de força contrária para reversão. Essa situação me fez perceber que no day trade também teriam momentos que não tem nada para fazer!

Trazendo isso para o momento atual, o Ibovespa segue em uma região de consolidação desde o dia 20/06, que é exatamente aquele momento: “Tarde para vender, cedo para comprar”.

Depois de um período em lateralização, aconteceu um forte movimento de baixa sem correções (do dia 03/06 a 17/06). Logo, rompeu o fundo anterior, mas sem continuidade (23/06). Ou seja, tarde para vender. Quem já estava na venda, era a hora de apertar os stops ou de realizar lucros.

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente

Você deve estar pensando: “então, se rompeu e não deu continuidade, vamos pensar em compras. Mas, também não está ideal, pois ainda não fechou acima do suporte anterior e nem mostrou candles com deslocamento na compra, com força compradora que indicasse reversão da queda. Ou seja, cedo para comprar!

Tela de jogo de vídeo game Descrição gerada automaticamente com confiança média

Tela de jogo de vídeo game Descrição gerada automaticamente com confiança média

Sabemos que o mercado se move em ciclos e que é mais vantajoso operar a favor da tendência principal, pois a probabilidade de dar certo é maior. Além do preço andar a maior parte do tempo a favor do que contra – isso é meio óbvio. Mas quando estamos em um momento de indecisão ou, eu poderia dizer, em transição de um ciclo para um novo ciclo, é nesse momento que o mais importante é proteger seu capital e operar somente quando mostrar um sinal claro de força na continuidade da tendência ou de reversão, como aconteceu em 2015, por exemplo:

Gráfico, Histograma Descrição gerada automaticamente

Gráfico, Histograma Descrição gerada automaticamente

Depois de uma grande lateralização, consolidou no fundo (momento de não fazer nada), rompeu a consolidação gerando boa oportunidade para operar na ponta vendedora.

A consolidação em fundo, não quer dizer necessariamente continuidade da tendência, pode acontecer reversão também, como podemos ver no final de 2021:

Diagrama Descrição gerada automaticamente

Diagrama Descrição gerada automaticamente

Por isso, em momentos assim, como já falei anteriormente, o melhor a ser feito é aguardar pelo rompimento para ter melhores oportunidades, fugir do meio dessa briga e entender que uma das partes mais difíceis, mas que faz toda diferença no seu resultado, é saber ficar de fora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar