Especialista dá dicas para alcançar boas vendas no Dia dos Namorados

Pesquisa aponta variação de preço de até 493%. O consumidor está mais exigente e deve pesquisar muito antes de finalizar a compra.

O comércio já está na expectativa para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho. Em períodos de crise, as pessoas costumam cortar gastos e evitam consumir. Porém, aplicando as estratégias adequadas, é possível contornar essa situação e alcançar bons resultados na data romântica.

De acordo com o último decreto do Governo do Estado do Ceará, os shoppings estão autorizados a funcionar até as 22 horas e o comércio de rua até as 19 horas,  a partir do dia 07 de junho até o dia 13. Com isso, há expectativa do setor para aumento na procura por itens nessas lojas, embora muitos consumidores ainda prefiram investir em compras virtuais.

Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Conversion, empresa de marketing digital especializada em SEO, o engajamento do e-commerce no Brasil cresceu 40%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os segmentos que tiveram maior crescimento foram de importados, pets, casa e móveis, farmácia e saúde, moda e acessórios.

Neste período de pandemia, o E-commerce, também conhecido como comércio virtual, cresceu 41% em 2020 e a projeção para 2021 é de um aumento de 26%. Sendo assim, está provado que é possível vender em períodos de crise como o atual.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo Procon Fortaleza para o Dia dos Namorados apontou que os preços avaliados tiveram variação de até 493%. Os valores de produtos para comemoração da data foram obtidos no período de 31 de maio a 02 de junho de 2021.

O levantamento dos preços foi elaborado em lojas físicas de Fortaleza e em lojas virtuais. Foram pesquisadas 39 opções para comemoração do Dia dos Namorados. Diante disso, há a certeza de que o consumidor está mais exigente e deve pesquisar muito antes de finalizar a compra.

“Os produtos oferecidos na loja, seja no site ou nas redes sociais já devem vir com o preço. O cliente não tem tempo a perder. Mostre a ele que sua empresa tem diferencial, seja rápido, claro, cordial, evite gírias e deixe o atendimento o mais humanizado possível”, explica o consultor de negócios Paulo Neime.

Na ânsia em garantir boas vendas, os vendedores cometem falhas que afastam o cliente, segundo o especialista. “É preciso ter muito cuidado para não oferecer aquilo que o cliente não quer comprar, se tornando um vendedor chato, colocando em risco a própria venda. Não pode deixar o cliente esperando, pergunte o que ele procura especificamente, seja solícito, tire as dúvidas para oferecer o produto certo”, orienta.

Ainda segundo Paulo, um bom atendimento é essencial para aumentar as chances de fechar a venda. “Tenha boa vontade e paciência, demonstre carinho, procurando ajudar o cliente a escolher o produto ideal, isso vai fazer com que ele memorize que você é um vendedor atencioso, criando um relacionamento, fazendo com que ele volte e fidelizando compras futuras”, finaliza.

 

Sobre Paulo Neime

Paulo Neime é mentor e estrategista de negócios, empresário há 27 anos, especialista em alavancagem de micro e pequenas empresas.

Formado em Administração e em Gestão Financeira, cursando MBA em Marketing e Negócios Digitais, mestrando em Marketing Estratégico. Idealizador do treinamento Explosão de Vendas, que já qualificou milhares de profissionais através de técnicas avançadas de vendas e da imersão Maestria nas Vendas.

Autor do livro “Eu sou o que decido ser”, uma autobiografia na trajetória de superação de um verdadeiro vencedor que ao longo dos grandes desafios encontrados superou crenças limitantes, ressignificou sentimentos, instalou crenças fortalecedoras e buscou incansavelmente por um reconhecimento exercendo um papel de pai de si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar