Fortaleza é a 10ª cidade do Brasil em competitividade, aponta Ministério da Economia

Elaborado pelo Governo Federal, o índice leva em conta aspectos como empreendedorismo, construções e concorrência em serviços públicos

O Município de Fortaleza está na lista das 10 cidades mais competitivas do Brasil, de acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) de 2022, elaborado pelo Ministério da Economia. O estudo foi divulgado nesta semana pelo Governo Federal e demonstra a eficiência das estratégias e mecanismos utilizados na capital cearense para o contínuo crescimento, com pontuações bem acima das médias regional e nacional, no universo de 5.565 cidades.

A avaliação feita no ICM é transversal, abordando vários aspectos fundamentais ao desenvolvimento e equilíbrio de uma grande e importante cidade como Fortaleza. Com pontuação final de 568.7, o Município se destacou no Nordeste (média 434.3) e no Brasil (média 473.9), levando em consideração 9 itens avaliados pelo estudo.

A cidade teve especial destaque nos tópicos “Empreendendo no Município”, “Concorrência em Serviços Públicos”, “Segurança Jurídica”, “Contratando com o Poder Público” e “Construindo no Município”, onde a nota mais que dobrou a média nacional: 69.5 diante de 33.9. O arcabouço de legislações e a estrutura sólida da nossa Governança Digital, responsável pelo recorde na emissão de alvarás de construção em 2022, corroboram para os resultados positivos.

O prefeito de Fortaleza em exercício Élcio Batista comemorou o resultado do estudo, que reforça a gestão “eficiente, transparente e integrada com o meio ambiente”. “Fortaleza, hoje, é vista com confiança e interesse por investidores e pela população brasileira em geral. Estes rankings evidenciam isso. São o resultado da ampliação que fizemos, nos últimos anos, da nossa capacidade de investir, principalmente nas transformações urbanas relacionadas à redução das desigualdades. O impacto desses investimentos tem como resultado uma cidade mais atraente para o turismo e com um bom ecossistema de negócios. Isso passa necessariamente por uma gestão eficiente, transparente e integrada com o meio ambiente”, comentou.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, o estudo comprova o avanço da capital cearense nos últimos anos. “Essa é uma conquista do prefeito José Sarto, através de secretarias como Desenvolvimento Econômico, Finanças, Urbanismo e Meio Ambiente, que trabalha para transformar Fortaleza como a capital da oportunidade de emprego e da oportunidade de novos negócios. A gestão do prefeito Sarto é a gestão da capacitação, trabalho e do empreendedorismo”, afirma.

5ª melhor cidade para visitar, viver e investir
Além do ICM, Fortaleza também se destacou no estudo Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, divulgado no início do ano, onde listou Fortaleza entre as 10 melhores cidades do Brasil para Visitar, Viver e Investir. A análise se baseia no desempenho quantitativo de reputação das 100 cidades mais populosas do Brasil nas três categorias.O estudo da Bloom Consulting também demonstrou os avanços conquistados pelo Município em políticas ambientais. O cuidado com os espaços verdes, a requalificação de parques urbanos e a transformação de áreas degradadas em novos ambientes naturalizados fortalecem o lazer, o convívio social e a educação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar