Fortaleza: 298 anos e músicas mais tocadas em shows nos últimos cinco anos

Ecad faz levantamento musical e aponta como foi arrecadação de direitos autorais de música na capital cearense
Fortaleza comemora neste sábado, 13, os 298 anos de sua fundação. Um levantamento especial do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou as músicas mais tocadas em shows realizados na capital cearense nos últimos cinco anos. Em primeiro lugar, ficou “Cem mil”, de autoria de Gusttavo Lima e Tierry. Duas músicas empataram em segundo lugar: “Bebe e vem me procurar”, de André Silva, e “Solteiro não trai”, dos autores Hiago Nobre, Kinho Chefão, João Lima, Robson Lima e Jujuba. O top 3 fechou com “Cobaia”, de Bruno Caliman.

O ranking musical do Ecad reúne as canções que os cearenses mais ouviram em shows licenciados pelo Ecad em Fortaleza e que tiveram os seus direitos autorais pagos de 2019 a 2023. Os organizadores e promotores de shows e eventos devem procurar o Ecad para pagar pelas músicas tocadas e devem também enviar os roteiros musicais de seus eventos para que seja feita a identificação das canções e, posteriormente, o repasse dos valores autorais aos compositores.

“Se não houver o pagamento dos direitos autorais por parte dos promotores de shows e eventos e o envio dos roteiros musicais, os compositores não terão como receber os valores pelas suas músicas tocadas. É assim tanto para o segmento de Shows, como de Rádio, TV, todos os espaços, canais e estabelecimentos comerciais que utilizam música. O cearense ama eventos musicais, Fortaleza é um polo cultural e o Ecad faz um trabalho de conscientização ao longo dos últimos anos para remunerar a classe artística. Quem vive da música tem o direito a esse pagamento e muitos compositores precisam dos direitos autorais para viver”, afirma Nívea Barros, gerente regional do Ecad que atende o estado do Ceará.

Em 2023, a cidade de Fortaleza teve a maior arrecadação dos direitos autorais de execução pública de música do estado cearense, com uma participação de 68% do total do valor arrecadado. A arrecadação do estado do Ceará no ano passado foi mais de R$ 20 milhões em direitos autorais.

A Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98) determina que a arrecadação de direitos autorais de execução pública seja realizada pelo Ecad por meio de cobrança destinada a todas as pessoas e empresas que usam música publicamente, como rádio, TV, cinema, teatro, sonorização ambiental, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva.

Ranking das músicas mais tocadas no segmento de Shows na cidade de Fortaleza nos últimos cinco anos

Posição Música Autores
1 Cem mil Gusttavo Lima / Tierry
2 Bebe e vem me procurar André Silva
Solteiro não trai Hiago Nobre / Kinho Chefao / Joao Lima / Robson Lima / Jujuba
3 Cobaia Bruno Caliman
4 Péssimo negócio Bruno Caliman
5 Notificação preferida Os Parazim / Vine Show / Junior Gomes
Meu abrigo Gabriela Melim / Rodrigo Melim
6 Anunciação Alceu Valença
7 Sonambulo (do nada eu apareço na balada) Daniel / Luciano Kikao
8 Casal raiz Robbson Ribeiro / Isabella Resende / Elvis Elan / Filipe Escandurras
Crush blogueirinha Mao Grande / Simao Estudio / Luciano Chaves / David Mattos
9 Open bar Simao Estudio / Luciano Chaves / Thony Salles / Tom Lima
10 Milu Rick Monteiro / Fabricio Fafa / Edu Braga / Felipe Goffi / Jimmy Luzzo / Dener Ferrari

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar