Formação gratuita em audiovisual beneficia jovens do município de Alcântaras
Jovens e adolescentes de comunidades rurais no município de Alcântaras e Região do Sertão de Sobral têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e começar uma carreira no mercado do audiovisual por meio do projeto TV de Rua. A sexta turma, iniciada em 14 de dezembro, no município de Alcântaras, conta com 20 alunos com idade a partir de 14 anos.
Durante as aulas, que acontecem aos sábados, no período da manhã e da tarde, os alunos passam a conhecer o universo do audiovisual em aulas teóricas e atividades práticas. A formação abrange conhecimentos em roteiro, fotografia, captação de som, montagem, LIBRAS, produção, direção, assessoria de comunicação, orçamento e trilha sonora, possibilitando ao aluno a atuação no mercado do audiovisual (documentário ou ficção) e da publicidade.
“Esse projeto tem como missão primordial proporcionar desenvolvimento cultural, educacional e econômico aos nossos jovens, em uma região que carece de tais possibilidades”, destaca Naiana Souza, coordenadora de formação. Ela explica que o TV de Rua vai além de um projeto cultural comunitário e explora todo o potencial dos seus participantes.
Para tanto, a formação tem como base três vertentes interligadas: a criativa – que estimula a expressão artística, ampliando horizontes simbólicos e fomentando a inovação; a profissional – voltada para o desenvolvimento de habilidades técnicas valorizadas na indústria audiovisual; e a integração social – que promove a formação de redes de apoio e contatos, estabelecendo bases sólidas para futuras colaborações, ao mesmo tempo em que distancia os jovens de atividades insalubres e degradantes.
Leonara S. Felipe nasceu em Alcântaras e mora em um sítio. Tem 25 anos, atua como técnica ambiental e, recentemente, concluiu a graduação em Pedagogia. Decidiu participar do TV de Rua ao ver a grade curricular, porque se interessa pela área, mas não tem domínio das técnicas de registro fotográfico e edição de vídeo. “Meu objetivo é agregar conhecimentos, tanto para a minha vida pessoal quanto profissional. Estou aproveitando a oportunidade de fazer essa formação gratuita e na minha região, pois esse tipo de curso só tem em Sobral ou Fortaleza”, diz a aluna.
O TV de Rua é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo. O projeto iniciou em 2017, em parceria com a Sociedade Coração de Maria, e já beneficiou 125 jovens e adolescentes de Meruoca, incluindo as localidades de Santo Elias e Anil. Para esta turma, foi contemplado pelo Programa Olhos d’Água por meio do edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), do Governo Federal; contando ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras.