Festival de Performance Urbana do Ceará abre 3ª edição

O 3º Festival Imaginários Urbanos abre sua programação com seminário nos dias 04 e 05 de março, realizado em ambiente virtual e transmitido gratuitamente pelo canal do Porto Dragão no YouTube. Vão acontecer duas mesas por noite, das 18h às 20h30, e o mote que vai guiar as falas no evento é ‘Desobediências Poéticas: dispositivos para enfrentar o inaceitável’. Esse foi o recorte temático para a chamada de artigos resultante na seleção de textos que vai ser publicada em livro, no final de março, como ação de encerramento desta edição do evento. A mostra artística do Imaginários Urbanos este ano selecionou trabalhos em videoperformance que vão circular, a partir do dia 15 de março, pelas ruas de Fortaleza, em QR Code, utilizando como suporte parte da frota de ônibus urbanos.

Entre os dispositivos estratégicos para enfrentar o inaceitável, o seminário vai trazer reflexões que sugerem a alegria como subversão da ordem cotidiana social necropolítica, a transgressão na educação desde a infância até a academia, e, ainda, uma perspectiva que indica a importância de intervenções sobre o espaço urbano como política de memória contra o esquecimento de violências históricas. Eduardo Bruno, organizador da publicação e um dos coordenadores do festival, destaca que o convite contido na temática desta edição para ‘enfrentar o inaceitável’ diz respeito à “necessidade de afirmar que o mundo é maior do que o cotidiano que nos consome e nos impõem subserviência”. Ele acredita que, no momento histórico que estamos vivendo,  é urgente criar estratégias e dispositivos para reimaginar o mundo e ações de ruptura.

Além desse seminário, o festival vai oferecer gratuitamente, na próxima semana, outros dois espaços formativos dentro de sua programação. Eduardo Bruno vai ministrar o workshop Nomadismo urbano: performance e cartografia, na segunda (08) e terça (09) e Marie Auipe vai ministrar o workshop Diálogos possíveis: o performer como produtor na quinta (11) e na sexta (12) sempre das 19h às 21h. Interessados podem solicitar participação enviando e-mail com nome e telefone para eduardobfreitas@hotmail.com e auipmarie@gmail.com respectivamente. O Imaginários Urbanos é uma realização e produção do Grupo Em Foco e da Coleção Imaginários Arte. Esta 3ª edição tem parceria com o Porto Dragão (Instituto Dragão do Mar) e conta com o patrocínio da Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei Aldir Blanc, através do Fundo Estadual da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e apoio por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

// QUEM VAI COMPOR AS MESAS

Marcelle Louzada, doutoranda em educação pela Unicamp. Rodrigo Casteleira, doutor em Educação e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Eduardo Bruno, mestre em Artes Cênicas (ECA-USP) e professor substituto na Licenciatura em Teatro da UFC. Naira Ciotti tem pós-doutorado na ECA-USP e coordena o LABPerformance da UFRN. Eduardo Guerra realiza seu PhD em ciências sociais na University of Technology Sydney.  Marie Auip, mestranda em artes cênicas no PPGAC/USP.  Ana Mundim, realizou estágio Pós Doutoral em Artes pela Universitát de Barcelona e é docente dos cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará. Marina Mayumi, doutoranda em Educação pela Unicamp. Marcelo Prudente, mestrando em Artes Cênicas pela USP e Rita Tatiana Gualberto, mestre em Artes Cênicas pela UFRN.

Obra – Alento ao invés de tormenta (Foto – guy paz)

// SERVIÇO

O QUE: Festival Imaginários Urbanos abre programação com seminário
QUANDO: Quinta (04) e Sexta (05), das 18h às 20h30
ONDE: www.youtube.com/portodragao

Seguem anexas imagens de divulgação das performances “Aiku’è” e “Alento ao invés de tormenta” selecionadas para compor a mostra artística desta edição do Festival.

Contatos para entrevistas
Eduardo Bruno: (85) 8680-5952

Marie Auipe: (11) 97693-2914

Assessoria de Imprensa
Ari Areia: (85) 988357619 ou 32041448
ariareia@gmail.com

> PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

MESA 1: 04/03 (Quinta-feira) 18h as 19h20

DESOBEDIÊNCIAS DO CORPO
Ana Mundim; Marcelle Louzada e Rodrigo Pedro Casteleira

MESA 2: 04/03 (Quinta-feira) 19h30 as 20h30

PERFORMANCE E CIDADE
Eduardo Guerra e Marina Mayumi

MESA 3: 05/03 (Sexta-feira) 18h as 19h

PERFORMANCE E TRANSGRESSÃO EDUCACIONAL
Marcelo Prudente e Rita Cavassana; Naira Ciotti

MESA 4: 05/03 (Sexta-feira) 19h30 as 20h30

DIÁLOGOS ENTRE FESTIVAIS –

Festival Imaginários Urbanos(CE)  e Festival Durante, (MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar