Faturamento do Varejo sobe 0,5% em novembro, de acordo com o ICVA

Alta interrompeu sequência de sete meses seguidos de queda; Cielo disponibiliza a partir deste mês informações sobre a performance das vendas online e presenciais

As vendas no Varejo em novembro de 2023 cresceram 0,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A alta interrompeu sequência de sete meses seguidos de queda. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 4,2%.

Em um mês marcado pela Black Friday, os macrossetores de Serviços e de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 1,2% e 1,1%, respectivamente. Os segmentos que mais se destacaram foram os de Turismo e Transporte e Óticas e Joalheiras. Já o macrossetor de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento. Nesse caso, o segmento de Livrarias e Papelarias registrou o resultado mais negativo.

 

Efeitos de calendário contribuíram para o crescimento. Novembro de 2023 contou com uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que o mesmo mês de 2022. Tradicionalmente, a quinta-feira é um dia mais forte para o comércio.

 

“O mês de novembro foi impactado pela Black Friday. Vimos também o fortalecimento do aumento de vendas ao longo do mês, período apelidado de Black November. As promoções começam no início do mês e seguem até a semana da Cyber Week. Especialmente na sexta-feira, a Black Friday propriamente, o faturamento tem crescido ano após ano” afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo”.

E-commerce e vendas presenciais

 

A partir deste mês o ICVA passa a oferecer informações sobre a performance do e-commerce e das vendas presenciais de forma separada em termos nominais. Em novembro, o e-commerce cresceu 5,3% enquanto as vendas presenciais subiram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2022.

 

“O e-commerce vem ganhando relevância ano após ano e comprar online passou a fazer parte da rotina do brasileiro. Diante desse crescimento importante, a Cielo decidiu criar um índice exclusivo para o e-commerce”, diz Carlos Alves. “Além disso, acreditamos que podemos ajudar varejistas, associações, entidades de classe, indústrias e a quem mais se interessar pelo assunto ao disponibilizar gratuitamente informações sobre o canal. Com essa decisão, é possível também enxergar de maneira separada o desempenho das vendas presenciais.”

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,33% para o mês de novembro. Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do aumento de preço nos segmentos de Alimentação e Bebidas e de Vestuário.

 

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em novembro foi de 3,7%.

 

Regiões

 

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a novembro de 2022 foram: Sudeste (+0,5%), Sul (+0,4%), Centro-Oeste (-0,5%), Nordeste (-0,7%) e Norte (-1,5%).

 

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram: Sudeste (+5,2%), Sul (+3,0%), Centro Oeste (+2,1%), Norte (+2,0%) e Nordeste (+1,4%).

 

 

SOBRE O ICVA 

 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 900 mil varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

 

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

COMO É CALCULADO

 

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

 

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

 

ENTENDA O ÍNDICE

 

ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

 

ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor

Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA.

Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

 

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

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