Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Exportação de frutas: empresa do Ceará consolida presença global na Fruit Attraction Madrid 2024

A FTrade, agente de cargas líder na exportação de frutas no Brasil, marcará presença na Fruit Attraction Madrid, de 8 a 10 de outubro, consolidando sua posição no mercado internacional. A feira, um dos eventos mais importantes do setor, será palco para a empresa apresentar sua potencialidade e fortalecer seus relacionamentos comerciais com representantes de diversos países.

O time de executivos da empresa irá fortalecer parcerias, prospectar novos clientes e apresentar as mais recentes soluções logísticas para o setor. “A Fruit Attraction é a vitrine ideal para mostrarmos ao mundo a qualidade e a diversidade das nossas frutas. Com nossa expertise em logística, podemos garantir tanto que os produtos cheguem aos seus destinos com segurança e rapidez quanto a importação ocorra da forma mais eficiente possível”, pontua Bruno Farias, CEO da empresa.

Em 2024, a feira contará com mais de 2 mil empresas expositoras e a presença esperada de mais de 100 mil profissionais de 145 países. Além de Bruno Farias, a Ftrade estará presente na feira com o CEO da Fortallog, Zakaria Benzaama; a diretora comercial da FTrade, Erika Campelo; e a gerente de agenciamento da FTrade, Yuki Harasawa.

Desafios do setor de frutas

Segundo Bruno Farias, um dos principais desafios do setor de frutas é a logística, com os constantes congestionamentos em portos no Brasil e no mundo, tensões geopolíticas, eventos climáticos extremos, acidentes e greves, que rapidamente se transformam em enormes desafios operacionais.

“Com muitos navios atrasados, portos saturados, berços congestionados, falta de espaço nos terminais para abrigar volumes adicionais de escalas canceladas e contas de demurrage em alta, muitas empresas estão recorrendo a soluções logísticas alternativas, para garantir alguma cadência às suas operações”, explica.

O Brasil é o hoje o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas só representa 1,35% do mercado mundial, com um enorme potencial de crescimento no mercado internacional. “A participação em eventos como a Fruit Attraction é fundamental para promover a qualidade e a diversidade das frutas brasileiras e conquistar novos mercados”, cita o CEO da FTrade.

A crescente demanda por produtos e serviços sustentáveis, impulsionada por consumidores e investidores cada vez mais conscientes, torna a integração de critérios ambientais, sociais e de governança uma necessidade inadiável. “O potencial brasileiro em energia renovável e as ambições globais de descarbonização demonstram a urgência de ações para enfrentar os desafios climáticos e construir um futuro mais sustentável”, cita Erika Campelo.

Liderança na exportação de frutas

Somente de janeiro a agosto de 2024, a FTrade movimentou 8.903 TEUs em frutas. Em 2023, foram 17.678 TEUs, reforçando sua liderança entre os agentes de carga brasileiros neste segmento. A participação da empresa na feira em Madrid será no espaço da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Serão 40 empresas brasileiras com o objetivo de fortalecer a presença do país na Europa.

A Fruit Attraction Madrid 2024 promete ser um marco para o setor das frutas brasileiro, com a expectativa de gerar US$ 150 milhões em intenções de venda. A feira reúne os principais players do mercado internacional, oferecendo oportunidade para empresas brasileiras consolidarem seus negócios e conquistarem novos clientes. Durante a feira, a FTrade, Fortallog e Allog realizarão um evento que já virou tradição no trade logístico: a FF Madrid Experience, quando recebem clientes e parceiros logísticos para uma noite de troca de experiências.

“A Fruit Attraction é uma vitrine global para o setor de frutas e um excelente canal para estabelecermos novos contatos comerciais e fortalecer a marca no mercado internacional”, afirma o CEO da Fortallog, Zakaria Benzaama. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam produtos que sejam produzidos de forma sustentável. A Ftrade está comprometida em oferecer soluções logísticas que minimizem o impacto ambiental e contribuam com este compromisso”, diz.

União Europeia é o principal destino

As exportações nacionais de fruticultura em 2023 foram de US$ 1,35 bilhão, o maior da série histórica. Desde 2019, as vendas externas brasileiras de frutas suplantam a cifra de US$ 1 bilhão, com um aumento de 24,5% no ano passado.

O principal destino da fruticultura brasileira é a União Europeia. Cerca da metade de todo o valor exportado em frutas pelo Brasil é direcionado ao bloco europeu. De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), as principais frutas exportadas pelo Brasil no último ano foram:

– Mangas: 266 mil toneladas. A maior parte das exportações são para a União Europeia que adquiriu 65,5% do valor exportado (US$ 205,82 milhões). Logo em seguida estão os Estados Unidos (US$ 58,61 milhões; +100,9%); e Reino Unido

(US$ 20,57 milhões; +26,9%);

– Melões: 228 mil toneladas. As vendas também estão concentradas para a União Europeia que adquiriu em 2023 US$ 127,11 milhões, o equivalente a 67,2% de todo o valor exportado pelo Brasil de melões frescos. Além da UE, os principais importadores são o Reino Unido (US$ 53,0 milhões; +4,4%) e o Canadá (US$ 3,00 milhões; -11,9%);

– Uvas: 73 mil toneladas. As vendas de uvas frescas foram concentradas em três mercados: União Europeia (US$ 76,48 milhões; +62,7%); Estados Unidos (US$ 58,15 milhões; +116,9%); e Reino Unido (US$ 37,38 milhões; +27,1%);

– Limões e limas: 166 mil toneladas. A UE também é o principal mercado de exportação dessas frutas brasileiras, onde foram exportados US$ 140,94 milhões em 2023 para o Bloco Europeu. Este valor significou 81,0% de todas as exportações brasileiras de limões e limas foram para lá. Outros mercados com mais de US$ 1 milhões foram: Reino Unido (US$ 25,78 milhões; +13,0%) e Canadá (US$ 2,04 milhões).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.