Evitar o câncer de intestino: “Médico e Paciente, uma parceria que salva”

A campanha nacional Março Azul chega para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de intestino.  No Ceará, não seria diferente. A campanha é conduzida pela Associação Cearense de Gastroenterologia (ACG), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Capítulo Ceará (SOBED-CE) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia – Capítulo Ceará. Ações em diversos hospitais marcam a programação que conta com mutirão de exames de colonoscopia, entrega de material informativo aos pacientes.

Para chamar a atenção da população, prédios públicos e monumentos ganham iluminação especial na cor azul. Entre os quais, estão o Palácio da Abolição; o arco da Praça Portugal e o Monumento ao Jangadeiro, na Avenida Beira Mar; além da Arena Castelão.

“A Campanha Março azul tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal, terceiro câncer mais comum no nosso país, ficando atrás apenas dos de mama e próstata”, aponta a médica Juliana Custódio Lima, presidente da Associação Cearense de Gastroenterologia.

O câncer de intestino é um dos que mais mata no Brasil. Métodos diagnósticos acessíveis, como o teste de sangue oculto nas fezes e o exame de colonoscopia, podem diagnosticá-lo precocemente. Mesmo assim, representa ainda um desafio ao sistema de saúde brasileiro. Para enfrentar essa problemática, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) somam esforços na campanha, que em sua quarta edição, lança o lema: Médico e paciente: uma parceria que salva vidas! Juntos na prevenção do câncer de intestino.

“O lema da campanha de 2024 é “Médico e paciente: parceria que salva vidas”. Ele chama a população a procurar seu médico e solicitar que sejam feitos exames de prevenção, bem como estimula o paciente a fazer os exames solicitados pelo seu médico. Cada um cumprindo o seu papel e a sua responsabilidade”, explica a médica.

Incidência

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, no Brasil, entre 2023 e 2025, ocorram 45.630 novos casos de câncer colorretal, o que pode afetar mais de 136 mil brasileiros. A estimativa compreende ainda risco de incidência de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 homens e 23.660 mulheres.

Prevenção

Além dos exames, como a colonoscopia, a prevenção do câncer de intestino leva em consideração a prática de hábitos de vida saudável, como uma rotina de exercícios físicos, diminuição do consumo de bebidas alcóolicas, abstenção do tabagismo, busca e manutenção do peso ideal. É ideal adotar uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, “Sabe-se também que o câncer colorretal vem dos pequenos pólipos, que evoluem para tal. Quando o paciente realiza o exame de colonoscopia, é possível detectar e retirar esses pequenos pólipos, impedindo que o câncer se desenvolva”, ressalta Juliana Custódio Lima.

Expedição em Óbidos

Em 2024, a campanha contará ainda com uma ação especial no município de Óbidos, no Pará, devido à sua baixa razão de médicos por habitantes (1,2 médico por mil habitantes) e às projeções do Inca, que indicam um aumento de 52% no número de casos de câncer colorretal entre os homens e 2,8% entre as mulheres do Norte nos próximos anos. O médico cearense, Ricardo Rangel de Paula Pessoa, fara parte da expedição e atuará no município paraense.

Monumentos e prédios iluminados com a cor azul para o fortalecimento da campanha

Iluminados a partir do sábado, dia 9
Praça Portugal (Arco)
Avenida Beira Mar (Monumento ao Jangadeiro)
Volta da Jurema (Estátua de Iracema e Martim)
Messejana (Estatua de Iracema)
Hospital da Mulher
Centro Cultural Belchior
Mercado Central

Palácio da Abolição – iluminado durante todo o mês de março
Arena Castelão – iluminada de 11 a 28 de março, das 18h às 20hs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar