Estudantes cearenses são medalha de ouro na da Sapientia – Olimpíada do Futuro

21 equipes participaram da fase final, com o desafio de criar uma solução de impacto social conectada a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Sapientia – Olimpíada do Futuro, iniciativa do Instituto Vertere com apoio da Companhia das Letras, acaba de anunciar os grupos finalistas de sua 1ª edição. Entre os medalhistas de ouro dois são do Ceará. Inspirada na agenda 2030 da ONU e no livro “21 lições para o século 21”, de Yuval Noah Harari, a Sapientia trouxe para o universo das olimpíadas de conhecimento uma proposta transdisciplinar que envolveu alunos, professores e escolas. Sob a provocação “Você é um cidadão do século 21?”, os jovens foram desafiados a desenvolver uma solução concreta e executável baseada em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A equipe S.I.T.A. liderada pelo estudante Mateus Dumont, estudante do Colégio Objetivo (Juazeiro do Norte/CE) investiu na ideia do tratamento de água usando filtros de baixo custo, feitos com poliamida e resíduo de Pedra Cariri, material típico do semiárido cearense. Os aparelhos podem inclusive servir a empresas agropecuárias, que teriam como grande benefício a diminuição de custos relacionados à compra e ao tratamento da água.

Já a solução encontrada pelo jovem Yan Benevinuto do Colégio Ari de Sá (Fortaleza/CE) e seu

grupo, o CardTive, para educar estudantes sobre a importância do descarte adequado e da

reciclagem de lixo veio da proposta de distribuição de kits experimentais de física, química e

robótica para escolas.

Como os estudantes de Ceará chegaram até a final

As entregas dessa fase contemplaram um vídeo e um pitch, recurso muito utilizado pelo universo corporativo, empreendedores e startups para expor uma ideia de forma assertiva – e com objetivo de conquistar investidores As propostas foram avaliadas segundo critérios como: relevância, originalidade, grau de inovação, impacto, capacidade de execução e qualidade da comunicação (clareza e fluidez da narrativa, identidade visual, consistência de formato, qualidade gráfica, cuidado com a linguagem escrita).

“Durante a terceira fase, os 21 team leaders tiveram acesso a um programa de mentoria com equipe multidisciplinar mentoria para aprimorar seus projetos. As entregas finais foram de altíssimo nível, desenvolvendo o caráter empreendedor dos estudantes e contribuindo para aproximar os jovens e a escola dos desafios da sociedade” comenta Gustavo Wigman, presidente do Instituto Vertere e membro da comissão da Sapientia.

Dos 21 grupos, seis foram selecionados para participar do evento de encerramento em São Paulo, no dia 16 de novembro, quando serão anunciados os campeões. “A representatividade regional e a diversidade nos deixa muito contentes, demonstrando a relevância de trabalhar temas atuais e conectar a educação com a realidade dos alunos em sua relação com o mundo. Entre os seis melhores colocados, temos dois grupos liderados por meninas, um grupo de escola pública e cinco são da Região Nordeste e um da Região Sul”, comenta Gustavo.

Conheça todos os Finalistas 

Entre os 21 medalhistas, seis foram selecionados para apresentar seus projetos em um evento em São Paulo nos dos 15 e 16 de setembro. Como parte de uma dinâmica colaborativa para envolver a comunidade escolar, a Sapientia incentivou que os estudantes formassem grupos e convidassem um professor para fazer a mentoria do projeto.

Em ordem alfabética,  essas são as equipes finalistas da primeira edição da Sapientia:

– Equipe Biotinga – SESI Escola (Mossoró/RN)

Líder:  Francisca Hellen Marques

Professor mentor: Aryon Charlon –  Integrantes: Ana Beatriz / Ana Karolina / João Victor / Rhana Helen

– Equipe Cardtive – Colégio Ari de Sá (Fortaleza/CE)

  Líder: Yan Benevinuto

Professor mentor: Josué Caleb –  Integrantes: Davi Pereira / Lucas Borges / Marcus Vinícius / Hugo Rafael

– Equipe Food Fighters – Centro de EM Farroupilha (Porto Alegre/RS)

Líder: Felipe Obino

Professor mentor: Saul Chervenski – Integrantes: Denis Ying Kit Yeh / Bruno Almeida / Júlia Fraporti Heller / Júlia Isabelle Seibert

– Equipe Melíponas da Mata-Branca – Colégio Mater Christi (Mossoró/RN)

Líder: Virgílio Coelho

Professor mentor: José Maria – Integrantes: Douglas Arenhart / João Victor Andrade / Emile Araújo Almeida

– Equipe Point Sustentável – Colégio Perfil (Lauro de Freitas/BA)

Líder: Maria Fernanda Oliveira

Professor mentor: Rodrigo Meneses –  Integrantes: Diogo Liotti Amaro / João Gabriel Paixão / Marcella Renata Souza

– Equipe S.I.T.A. – Colégio Objetivo (Juazeiro do Norte/CE)

Líder: Mateus Dumont

Professor mentor: Guilherme Lemos –  Integrantes: Ana Caroline Ribeiro / Pedro Lucas Gomes / Raul Bernardo Ribeiro / Antonio Lucas Sales

Sobre a Sapientia – Olimpíada do Futuro

A Olimpíada foi composta por duas fases online com questões de múltipla escolha e prova discursiva baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As provas também conectaram as disciplinas curriculares com habilidades e competências atuais e ligadas ao século 21, como Economia, Sustentabilidade, Direito, Linguística, e a vertente STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

A 1ª edição da Sapientia teve mais de 3 mil inscritos, sendo estudantes do ensino Fundamental II, do ensino Médio e até mesmo não-estudantes de 24 estados (participantes da categoria aberta não elegível às fases  dois e três).

Acompanhe nas redes sociais: https://www.facebook.com/olimpiadadofuturo/ e  https://www.instagram.com/olimpiadadofuturo/

Sobre o Instituto Vertere

O Instituto Vertere tem atuado como catalisador de pessoas, iniciativas, tecnologias e soluções no âmbito da educação e do conhecimento como forma de impactar positivamente a educação no país. O objetivo é conectar professores e alunos, a curiosidade ao saber, a escola ao mundo. A principal causa apoiada pelo Instituto são as Olimpíadas de Conhecimento e Científicas.

Sobre a Cia das Letras

Fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz nos fundos da gráfica Cromocart, que pertencia ao avô de Luiz, a editora surgiu com foco original em literatura e ciências humanas, sempre atenta à qualidade do texto, das traduções, do projeto gráfico e do acabamento em todas as etapas do processo de edição. Rumo à Estação Finlândia, do americano Edmund Wilson, foi um dos quatro primeiros títulos publicados e logo se tornou um grande sucesso; no total, foram 48 lançamentos no primeiro ano. Hoje são mais de 30 anos de Companhia, 16 selos dedicados aos mais variados segmentos e cerca de 5 mil títulos publicados sem nunca perder de vista a ênfase na imaginação, na qualidade e na experiência de leitura que marcam cada um de seus livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar