Especialistas do SENAI CETIQT comentam como a 4ª Revolução Industrial mudou as formas de trabalho das indústrias do país

O cotidiano industrial está cada dia mais diferente e inovador, com as diversas tecnologias da indústria 4.0 cada vez mais presentes. As formas de trabalho foram alteradas e, por isso, as pessoas viram a necessidade de pensar à frente da curva tecnológica, além de fazer o uso intensivo de novas plataformas. De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a adoção de conceitos da Indústria 4.0 na matriz produtiva do Brasil poderia gerar uma economia de R$ 73 bilhões por ano.

Alinhado às necessidades das indústrias, a Faculdade SENAI CETIQT abriu inscrições para a pós-graduação Lato Sensu em Produção Industrial Inteligente, voltada para formar profissionais capazes de implementar processos e produtos inteligentes, através da internet das coisas, sistemas de análise de dados, Big Data, além de base em técnicas de Lean Manufacturing, visando o aumento da produtividade industrial por meio da aplicação de processos inteligentes.

As diversas tecnologias da Indústria 4.0, como robótica e manufatura aditiva, podem gerar um menor impacto ambiental, como a redução de emissões de C02, por exemplo  “é possível monitorar de forma pontual cada parte do processo produtivo, resultando em uma produção mais sustentável, controlada e com menos gastos desnecessários”, afirma Sérgio Baltar, professor do SENAI CETIQT.

Por meio da digitalização de dados e da Internet das Coisas, máquinas são conectadas a uma rede de computadores por sensores e dispositivos, possibilitando a automação da produção. Além da nova revolução interligar máquinas e pessoas em um sistema de produção inteligente, que reduz horas paradas, melhora o desempenho produtivo, otimiza as operações, diminui o desperdício e promove o controle total do negócio. “Assim o atual mundo do trabalho e todo compêndio do seu processo produtivo demandam qualificações que possam atender o core business das empresas”, comenta.

“Os profissionais que atuam em indústrias de transformação precisam conhecer as tecnologias habilitadoras que compõem a Indústria 4.0, dentre elas, internet das coisas, big data, inteligência artificial, entre outras. Essas tecnologias têm apoiado a indústria a monitorar a produção e gerar conhecimento de forma ágil para tomada de decisão, focada na melhoria de produtos e processos, com o intuito de atender a um mercado em constante mudança.”, comenta Michelle Souza – Engenheira têxtil e pós-graduada em Design de moda pelo SENAI CETIQT.

O curso tem duração de nove meses, será oferecido em sistema EAD e têm em seu conteúdo programático alguns assuntos como Desenvolvimento inteligente de produto, Produção 4.0, Arduino e Robótica, Aplicações com inteligência artificial, IOT para tomadas de decisão, Big Data e Business Intelligence, Sergio finaliza explicando que “as ferramentas que serão ministradas no curso são, acima de tudo, inovadoras e dinâmicas, o que garante um aprendizado atual e com aplicações futuras em todas as áreas do sistema produtivo, seja na área de produtos ou de serviços”.

Para saber mais, acesse: https://cursos.cetiqt.senai.br/pos-graduacao-producao-industrial-inteligente.html

 

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar