Especialistas comentam carta de ex-ministros do Meio Ambiente
Nove ex-ministros do Meio Ambiente divulgaram na última quinta-feira (18) uma carta aberta, afirmando que a democracia e a sustentabilidade socioambiental está sendo ameaçada no Brasil pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Ricardo Salles. O Fórum de ex-Ministros do Meio Ambiente do Brasil em Defesa da Democracia & Sustentabilidade defende “uma urgente união nacional em defesa da Constituição e da edificação de um Brasil à altura das aspirações do povo brasileiro por uma nação plenamente democrática, plural e sustentável”.
Para comentar esse assunto e a situação de ataque vivida pelo meio ambiente por parte do governo federal, os membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza estão à disposição da imprensa para entrevistas.
BRAULIO DIAS: membro da RECN e professor adjunto do Departamento de Ecologia da UnB Foi secretário executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
CARLOS NOBRE: membro da RECN, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É também coordenador científico do Instituto de Estudos Climáticos da UFES.
VLADIMIR PASSOS DE FREITAS: membro da RECN, professor de Direito Ambiental do doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
MARIA TEREZA JORGE PÁDUA: membro da RECN e da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (UICN). É ex-presidente do IBAMA.
Sobre a Rede de Especialistas
A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.