Espaço de sustentabilidade e conexão criativa são destaques no Inspiramais

Principal Salão de Inovação e Design de Materiais da América Latina apresenta novidades sustentáveis para toda a cadeia de moda nacional


Dois projetos, diversas empresas e uma mudança de hábitos de consumo mundial. É com esse olhar que o Inspiramais – único Salão de Design, Sustentabilidade e Inovação de Materiais para moda do país apresentou soluções para a cadeia da moda.


Marco na história dos projetos de construção de identidade genuinamente nacional, o Salão abrange diversos setores, do calçadista ao moveleiro, passando pelo automotivo, confecção, acessórios e bijuterias até o PET, reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva.

SINCRONIA também marcou presença nos projetos especiais do Inspiramais. Atendendo aos setores mais diversos segmentos e em sintonia com a proposta da temporada, o Espaço de Sustentabilidade 2021_I foi criado para dar visibilidade e incentivo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos.


Participaram do Espaço empresas com inclinação explícita para a inovação e que têm como mote principal o engajamento sustentável como diferencial de produto, fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda nacional.

“Existe hoje uma demanda urgente demais da sustentabilidade, do ter mais equilíbrio, respeito, eficiência na produtividade e de atender essas demandas com mais transparência, de encontro com a necessidade do consumidor. Ela precisa ser uma realidade que tende só a crescer” diz a curadora do espaço e designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais.

Entre os highlights do projeto, o biopolímero fabricado a partir de dextrose – açúcar, na maioria das vezes, derivado da cultura de milho, da Cofrag, que possui características similares às do poliéster com origem em fontes fósseis. A Cofrag também possui outro destaque, o Eco-Care, uma poliamida reciclada por meio da combinação entre preocupação com o meio ambiente e pesquisas e desenvolvimento.

E o Cabedal Knit da Top Shoes, tecido construído a partir de resíduos PET, que pode ser aplicado em diferentes calçados, com um aspecto similar à de uma meia encorpada, resistente, durável e extremamente confortável.

Já o Conexão Criativa e Comercial – espaço voltado para as empresas apresentarem componentes de impacto e novidades para o mercado de moda – encorajou a pluralidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro.  Transformador, o projeto incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado e instiga uma nova geração de valores que mixam multiplicidade, sustentabilidade e tecnologia.

Um exemplo do resultado da ação foram as joias botânicas e artesanais da Cerradouro Biojoias, que utiliza matéria-prima do bioma do Cerrado e quintais de Minas Gerais. As folhas e flores são metalizadas em banhos de metais, sendo perpetualizados e transformados em produtos com complementos naturais.

Outro destaque foram as joias flexíveis, da parceria entre a  Mariah Rovery, designer e integrante da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST) com  a Seringô, resultando, em peças feitas em látex transformado com sílica de açaí, com a Ratoroi, usando restos de plástico e EVA, e com a Black Purpurim, que trabalha impressão 3D com peças de PLA (Amido de Milho).

Outro resultado interessante foi a parceria entre designer Flávia Amadeu, também associada ABEST, com biojoias em látex e cristais Swarovski Professional. “A entrada da Swarovski no Conexão Criativa aponta as possibilidades e a interação que uma grande marca pode ter com os pequenos e autorais, inclusive reconhecendo o potencial criativo dos pequenos empreendedores. Uma grande empresa que entra e só tem a somar ao projeto, nos faz avançarmos mais rápido nas soluções em produtos sustentáveis”, diz Flávia Vanelli, que também coordena o projeto.

O Projeto Conexão Criativa e Comercial é realizado pela Assintecal, conta com apoio institucional do SEBRAE, patrocínio: Swarovski Professional e apoio da ABEST.

Já o Espaço de Sustentabilidade é realizado pela Assintecal e Sebrae.


O Inspiramais contou com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber. Contou também com o apoio Institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ainda tem o patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Cofrag, Advance Têxtil, Endutex, Colorgraf, Componarte, Branyl, Aunde Brasil, Suntex Brasil, Camaleoa, Top Shoes / Pettenati e Soares Materiais para Calçados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar