Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Escola francesa de Design, Artes e Comunicação Visual abre campus em São Paulo para oferecer formação para carreira global

Ao completar 20 anos, École Intuit Lab escolhe o Brasil para nova etapa de expansão internacional 

O Design está entre as profissões do futuro, já que a capacidade multidisciplinar dos profissionais se encaixa com as tendências de um mundo cada vez mais visual e tecnológico. Entretanto, as mudanças socioculturais e o avanço da digitalização, tendo o consumidor e suas experiências como foco, exigem novas competências e habilidades. Com um conceito de abrangência internacional e visão multicultural, a École Intuit Lab, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, completa 20 anos em 2021 e escolhe o Brasil para sua nova etapa de expansão internacional. A instituição inaugura campus em São Paulo, onde ofertará cursos de formação e extensão para estudantes em busca de capacitação para uma carreira global.

“A École Intuit Lab tem o propósito de formar profissionais preparados para atuar em sintonia com as necessidades dos negócios e da sociedade em qualquer lugar do mundo. Designers com habilidades, pensamento crítico e original para compreender e solucionar problemas complexos em diferentes mercados e culturas. Os programas evoluem constantemente para acompanhar as mudanças tecnológicas e criar uma experiência inovadora em Design. Como resultado, 98% dos alunos que concluem nossas formações estão empregados em até seis meses”, explica o Advisor da École Intuit Lab no Brasil, Giovanni Vannucchi.

A escola mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país) e dois na Índia, em Mumbai e Kolkata. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. “O corpo docente reúne cerca de 270 professores com alta formação acadêmica, experimentados em projetos que lhes conferem diversidade profissional e cultural, características essenciais para atuar com os desafios diários da indústria criativa”, destaca Vannucchi.

No Brasil, o campus da École Intuit Lab São Paulo oferecerá três cursos de formação, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses.

A escola desenvolve um currículo com abordagem única, que cultiva o equilíbrio entre teoria, prática e experiências que irão introduzir os alunos no mundo do Design ao longo de sua trajetória educacional. No primeiro ano, todos cursam o Foundation (Lab 1) e ao final deste período escolhem a formação específica que seguirão nos três anos seguintes. O objetivo deste formato é que se apropriem dos fundamentos básicos das artes visuais para que desenvolvam todo seu potencial criativo e de expressão, de forma plena, antes de seguirem para o aprimoramento técnico. Neste período, iniciam a construção do portfólio e do projeto individual.

Todos os programas oferecem a possibilidade de um semestre no exterior em um dos campus internacionais ou na rede de 18 universidades parceiras na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A partir desta rede, do segundo ano em diante, 20% da carga horária é realizada por professores visitantes. A grade curricular também contempla formação em francês. “Abrir o mundo para o aluno e ter uma visão ampla é obrigatório. Ter campus, escolas e empresas parceiras em todo o mundo nos ajuda muito a mostrar a variedade de cada cultura e suas expressões”, avalia Vannucchi.

Mercado brasileiro de Design

É justamente o contexto de transformação digital e valorização da jornada do consumidor que revela um ecossistema de oportunidades profissionais no Brasil. A indústria criativa nacional responde por 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB). É estimada em R$ 171,5 bilhões, segundo último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), realizado em 2019. O mercado, que ampliou sua participação em 25% nos últimos quinze anos, mantém resultados estáveis e consistentes – a despeito do atual cenário econômico mundial. De 2015 a 2017, mais de 25 mil novas posições foram criadas para funções como diretor de arte, designer gráfico, designer de UX (User Experience) / UI (User Interface), editor de mídia eletrônica, visual merchandiser, entre outras.

“Ao escolher por uma formação, o estudante precisa considerar sua perspectiva de vida e de carreira. Nossos programas oferecem formação profissional que dará a ele condições de acessar o mercado de trabalho da economia criativa em qualquer lugar do mundo, nas mais diferentes culturas”, aponta Vannucchi.

A escola já chega ao país participando da 9ª edição DW!, a Semana de Design de São Paulo, maior festival urbano de design da América Latina, que aconteceu de forma presencial de 08 a 14 de novembro, e com etapa virtual com ações antes, durante e depois desta data.

Mais informações sobre a École Intuit Lab podem ser acessadas no site https://ecole-intuit-lab.com.br/. As inscrições para os cursos já estão abertas e as aulas, previstas para serem presenciais, iniciam em 1º de março de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.