Escola francesa de Design, Artes e Comunicação Visual abre campus em São Paulo para oferecer formação para carreira global
Ao completar 20 anos, École Intuit Lab escolhe o Brasil para nova etapa de expansão internacional
O Design está entre as profissões do futuro, já que a capacidade multidisciplinar dos profissionais se encaixa com as tendências de um mundo cada vez mais visual e tecnológico. Entretanto, as mudanças socioculturais e o avanço da digitalização, tendo o consumidor e suas experiências como foco, exigem novas competências e habilidades. Com um conceito de abrangência internacional e visão multicultural, a École Intuit Lab, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, completa 20 anos em 2021 e escolhe o Brasil para sua nova etapa de expansão internacional. A instituição inaugura campus em São Paulo, onde ofertará cursos de formação e extensão para estudantes em busca de capacitação para uma carreira global.
“A École Intuit Lab tem o propósito de formar profissionais preparados para atuar em sintonia com as necessidades dos negócios e da sociedade em qualquer lugar do mundo. Designers com habilidades, pensamento crítico e original para compreender e solucionar problemas complexos em diferentes mercados e culturas. Os programas evoluem constantemente para acompanhar as mudanças tecnológicas e criar uma experiência inovadora em Design. Como resultado, 98% dos alunos que concluem nossas formações estão empregados em até seis meses”, explica o Advisor da École Intuit Lab no Brasil, Giovanni Vannucchi.
A escola mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país) e dois na Índia, em Mumbai e Kolkata. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. “O corpo docente reúne cerca de 270 professores com alta formação acadêmica, experimentados em projetos que lhes conferem diversidade profissional e cultural, características essenciais para atuar com os desafios diários da indústria criativa”, destaca Vannucchi.
No Brasil, o campus da École Intuit Lab São Paulo oferecerá três cursos de formação, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses.
A escola desenvolve um currículo com abordagem única, que cultiva o equilíbrio entre teoria, prática e experiências que irão introduzir os alunos no mundo do Design ao longo de sua trajetória educacional. No primeiro ano, todos cursam o Foundation (Lab 1) e ao final deste período escolhem a formação específica que seguirão nos três anos seguintes. O objetivo deste formato é que se apropriem dos fundamentos básicos das artes visuais para que desenvolvam todo seu potencial criativo e de expressão, de forma plena, antes de seguirem para o aprimoramento técnico. Neste período, iniciam a construção do portfólio e do projeto individual.
Todos os programas oferecem a possibilidade de um semestre no exterior em um dos campus internacionais ou na rede de 18 universidades parceiras na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A partir desta rede, do segundo ano em diante, 20% da carga horária é realizada por professores visitantes. A grade curricular também contempla formação em francês. “Abrir o mundo para o aluno e ter uma visão ampla é obrigatório. Ter campus, escolas e empresas parceiras em todo o mundo nos ajuda muito a mostrar a variedade de cada cultura e suas expressões”, avalia Vannucchi.
Mercado brasileiro de Design
É justamente o contexto de transformação digital e valorização da jornada do consumidor que revela um ecossistema de oportunidades profissionais no Brasil. A indústria criativa nacional responde por 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB). É estimada em R$ 171,5 bilhões, segundo último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), realizado em 2019. O mercado, que ampliou sua participação em 25% nos últimos quinze anos, mantém resultados estáveis e consistentes – a despeito do atual cenário econômico mundial. De 2015 a 2017, mais de 25 mil novas posições foram criadas para funções como diretor de arte, designer gráfico, designer de UX (User Experience) / UI (User Interface), editor de mídia eletrônica, visual merchandiser, entre outras.
“Ao escolher por uma formação, o estudante precisa considerar sua perspectiva de vida e de carreira. Nossos programas oferecem formação profissional que dará a ele condições de acessar o mercado de trabalho da economia criativa em qualquer lugar do mundo, nas mais diferentes culturas”, aponta Vannucchi.
A escola já chega ao país participando da 9ª edição DW!, a Semana de Design de São Paulo, maior festival urbano de design da América Latina, que aconteceu de forma presencial de 08 a 14 de novembro, e com etapa virtual com ações antes, durante e depois desta data.
Mais informações sobre a École Intuit Lab podem ser acessadas no site https://ecole-intuit-lab.com.