Entre os brasileiros que irão viajar em 2024, 21,1% devem tirar suas principais férias entre junho e agosto, indica YouGov

Julho se destaca, com 10,7% das pessoas afirmando que planeja tirar mais dias de férias neste mês, ficando atrás apenas do mês de dezembro (com 18,8%)

 

A segunda temporada de férias mais importante para o Brasil chegou, de acordo com a YouGov Global Travel Profiles. A plataforma YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line, indica que 21,1% dos brasileiros que viajarão em 2024 farão sua principal viagem do ano no inverno, entre junho e agosto. Esta é a segunda estação mais popular, atrás apenas do verão (quando 30,9% das pessoas pesquisadas no país planejam sair).

 

Julho, em particular, é muito popular, pois um décimo dos brasileiros (10,7%) planeja tirar suas principais férias do ano durante essas semanas. O único mês que é mais popular que junho é dezembro (com 18,8% das preferências). Entre os consumidores que pretendem tirar seu maior período de descanso neste inverno, as viagens para visitar amigos e familiares são as mais populares. Em contraste, em comparação com sua popularidade entre o público em geral, ir à praia é menos atraente para os viajantes que irão a algum lugar entre junho e agosto deste ano.

Um quarto dos brasileiros que viajarão neste período planeja ir para o exterior

A Global Travel Profiles confirma que as viagens domésticas continuam sendo a regra, mesmo entre aqueles que planejam fazer das férias de inverno sua viagem mais importante do ano. 79,1% dos que vão tirar seu principal período de descanso de 2024 entre junho e agosto pretendem visitar algum lugar no Brasil nos próximos 12 meses. Outros 26,1%, no entanto, querem ir para o exterior. Entre os destinos com maior intenção de visita estão Portugal, Maldivas e Estados Unidos.

Publicidade nas mídias sociais é a que chama mais a atenção dos viajantes deste período

A plataforma revela ainda quais canais de publicidade são mais eficazes para promover serviços, destinos e pacotes turísticos. Os 61,5% dos brasileiros que planejam tirar seu principal período de férias entre junho e agosto dizem que prestam mais atenção à publicidade nas mídias sociais. Esse é, de longe, o canal mais eficaz, já que o segundo mais eficaz são os sites de viagem, nos quais 34,4% desses brasileiros confiam.

Algumas tendências globais também podem fornecer pistas sobre que tipo de pacotes ou destinos seriam mais eficazes para atrair os brasileiros. Em uma pesquisa realizada em fevereiro pela YouGov Surveys em 17 mercados internacionais, descobriu-se que 31,4% de todos os entrevistados planejam suas férias com um orçamento fixo, mas podem modificá-lo durante a viagem para uma “experiência mais espontânea”. Se isso também se aplica ao Brasil, os turistas de inverno podem apreciar ofertas que ofereçam um certo nível de liberdade e flexibilidade.

O conceito de workation também pode ajudar a atrair turistas brasileiros. Em outra pesquisa da Surveys, realizada em novembro de 2022, 7,4% de todos os entrevistados disseram que planejavam trabalhar remotamente durante as férias. Embora a porcentagem seja relativamente baixa, ela é maior (estatisticamente falando) nos mercados emergentes (China, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Índia) e no México. Espaços e pacotes que facilitem a diversão das pessoas e não negligenciem o trabalho podem ser uma maneira eficaz de atrair viajantes brasileiros, independentemente da época do ano.

 

 

 

Metodologia

YouGov Global Travel Profiles acompanha diariamente a demanda e as atitudes do consumidor global em relação a viagens. Os dados do Brasil são nacionalmente representativos e ponderados por idade, gênero e região.

YouGov Surveys: Serviced fornece resultados rápidos sobre pesquisas de públicos de nicho ou nacionalmente representativos em vários mercados. Os dados se baseiam em pesquisas com adultos de 18 anos ou mais em mais de 17 mercados com tamanhos de amostra entre 500 e 2011 para cada mercado. Todas as pesquisas foram realizadas on-line em novembro de 2022 e fevereiro de 2024. Os dados de cada mercado usam uma amostra nacionalmente representativa, exceto México e Índia, que usam amostras representativas da população urbana, e Indonésia e Hong Kong, que usam amostras representativas da população on-line.

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