Enem: saiba como usar as notas para tentar bolsas e financiamentos no ensino particular

Com a data do Enem 2023 se aproximando (dias 5 e 12 de novembro), milhares de estudantes se preparam para enfrentar a principal porta de entrada para as universidades públicas brasileiras. Além de ser um passo para ingressar na faculdade, o Exame Nacional do Ensino Médio também abre oportunidades de bolsas e financiamentos no ensino superior particular.

A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), composta por deputados federais e senadores, está atenta a esse tema, uma vez que o acesso à educação superior de qualidade é uma das prioridades do grupo. O deputado federal Átila Lira (PP-PI), coordenador de Acesso e Permanência da FPeduQ, se posiciona como porta-voz nessa questão e compartilha dicas valiosas sobre como os estudantes podem usar suas notas do Enem para ingressar em uma instituição de ensino superior particular.

“O Enem não é apenas um teste, mas uma oportunidade. As notas que os estudantes conquistam podem abrir portas para o ensino superior particular, tornando a educação de qualidade mais acessível e viável”, enfatiza o deputado Átila Lira.

Ele destaca que, uma vez que os resultados do Enem são divulgados, os estudantes podem utilizar suas notas para se candidatar a programas de bolsas e financiamentos, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esses programas oferecem a possibilidade de cursar uma graduação em instituições particulares com descontos ou financiamentos facilitados, tornando o sonho da educação superior uma realidade.

O deputado ressalta ainda a importância de pesquisar as instituições de ensino e os cursos de interesse, bem como os critérios de seleção dos programas de bolsas e financiamentos. “É essencial que os estudantes façam uma pesquisa criteriosa para encontrar a opção que melhor se encaixe em seus objetivos e necessidades”, acrescenta o deputado.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar