Encontro anual da Associação dos Princípios do Equador promove debate sobre questões e biodiversidade

*Letícia Sadalla

 

O encontro anual da Associação dos Princípios do Equador, um consórcio de instituições financeiras que adotaram voluntariamente um conjunto de diretrizes de gestão de riscos ambientais e sociais para financiamento de projetos, aconteceu em 2023 em Washington DC, nos Estados Unidos, e marcou o 20º aniversário dos Princípios do Equador (PE). Durante três dias, 60 empresas se reuniram para discutir iniciativas sustentáveis e desafios globais, refletindo em grupo a situação atual, onde podemos melhorar e o que temos que mudar nesse cenário de rápida evolução da temática ESG. Participaram companhias com atuação na América do Norte, Central e Sul, Ásia, Oceania, Europa, Oriente Médio e África.

O BV, um dos primeiros bancos do Brasil a se tornar signatário dos Princípios do Equador, participou de debates envolvendo questões referentes a finanças sustentáveis, direitos humanos e cadeia de fornecedores. No primeiro dia, a instituição reiterou o propósito com o framework global de gestão de risco socioambiental, destacando as prioridades, incluindo governança e adaptação às mudanças, bem como os desafios regionais para discussões sobre avanços na área.

Já no segundo dia, empresas de diferentes regiões compartilharam as boas práticas na implementação dos Princípios do Equador e palestrantes externos abordaram desafios e oportunidades, promovendo debates sobre como melhor abordar as questões levantadas. No último e terceiro dia foram explorados tópicos relacionados à evolução dos PE, como argumentos climáticos, biodiversidade, diversidade, mecanismos de reclamação e potencial de ampliação de escopo de produtos financeiros.

As discussões que ocorreram durante o encontro anual foram fundamentais para progredir com resoluções a serem seguidas a partir de 2024 e a dedicação de todos os envolvidos fez a reunião ser um sucesso. Apesar das realidades regionais muito diferentes, com questões únicas e particulares, ficou claro que todos estavam dispostos a evoluir com as mudanças, mesmo elas sendo difíceis em alguns contextos. A visão compartilhada é de que o setor desempenha um papel crítico na abordagem dos desafios ambientais e sociais e a adoção dos Princípios visa impactar positivamente os projetos financiados, aspirando a ser a estrutura oficial global de gestão de riscos ambientais e sociais no setor.

*Letícia Sadalla é coordenadora de Riscos do BV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar