Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Embrapa e Sebrae estimulam pequenos empreendimentos rurais a atuarem em nichos de mercado

Para estimular a inserção de pequenos empreendimentos rurais em nichos de mercado diferenciados, como o das dietas sem glúten, da produção orgânica de ovos, dos alimentos biofortificados e dos cafés especiais, a Embrapa e o Sebrae Nacional publicaram um conjunto de novos conteúdos, tais como vídeos, modelos de negócios, catálogo digital e publicações diversas, todos disponíveis gratuitamente em formato on-line.

Os conteúdos são resultado do projeto “Inteligência estratégica para pequenos negócios rurais: agregação de valor e tecnologia”, executado pelas duas instituições, com o objetivo de estruturar e difundir conhecimentos em tecnologia e gestão para o fortalecimento dos pequenos negócios, com foco na elaboração de estudos de tendências, modelos de negócios, consolidação de nichos de mercado e adoção de práticas que possam contribuir com a competitividade e a sustentabilidade desses empreendimentos.

O projeto contou com o apoio de mais de 15 Unidades Descentralizadas da Embrapa, que contribuíram tecnicamente para a elaboração de seis estudos de tendência e para 10 modelos de negócios, além da implantação do Observatório de tendências e sinais para pequenos negócios rurais.

Para Lívia Junqueira, Supervisora de Desenvolvimento de Mercado da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, unidade coordenadora do projeto, “a iniciativa trouxe a oportunidade de a Embrapa apresentar para os pequenos produtores rurais possibilidades de ampliar seu negócio com inovações que têm potencial para atender demandas de novos nichos de mercado”.

 

Observatório contribuiu com estratégias para o Agronordeste

Um dos resultados previstos no projeto foi a implantação do “Observatório de tendências e sinais para pequenos negócios rurais”, estruturado a partir de oficinas realizadas pela equipe do Agropensa e gestores estaduais do Sebrae que atuam no programa Agronordeste. “Esse trabalho promoveu a mobilização dos pontos focais do Sebrae, responsáveis pela implantação do observatório, e a organização de um repositório de dados, informações e publicações referentes às iniciativas executadas no Nordeste e no âmbito do programa”, explica Marcos Pena Júnior, supervisor da Rede de Observatórios da Embrapa.

O desenvolvimento de seis estudos de tendências foi outra entrega do projeto. Dentre eles, o de Tendências de mercado, desafios e oportunidades para agricultura digital, elaborado pela Embrapa Informática Agropecuária(SP) em parceria com a Embrapa Instrumentação (SP), o Sebrae e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), teve forte repercussão na imprensa nacional e internacional.

Modelos e vídeos para novos nichos de mercado

A iniciativa da Embrapa e do Sebrae gerou informações sobre dez nichos de mercado que despontam como boas oportunidades de pequenos negócios rurais. Para cada um, foram geradas orientações que abordam aspectos tecnológicos, legais, econômicos, comerciais e de boas práticas em formato de modelo de negócios, vídeos-pílula e catálogo digital, reunidas em um só lugar, na página www.embrapa.br/sebrae-e-pequenos-negocios.

O coordenador do projeto no Sebrae Nacional e analista de Agronegócio e Competitividade, Victor Ferreira, destaca que a trilha de conhecimento contribui para a melhoria da gestão e o aumento da produtividade e sustentabilidade dos pequenos negócios rurais.

Os dez nichos priorizados pelo projeto e que orientaram a produção dos modelos de negócios, catálogos e vídeos são:

  • Algodão naturalmente colorido como novo nicho de mercado
  • Boas práticas na cadeia de produção de açaí
  • BRS Sertão Forte: maracujá-da-caatinga como um novo nicho de mercado
  • Cafés especiais robustas amazônicos
  • Derivados de feijão-caupi: opção para alimentação sem glúten – nutrição e saúde
  • Hortaliças Panc: segurança alimentar e nicho de mercado
  • Mandioca de polpa de raiz rosada: novas possibilidades para o mercado de mandioca de mesa
  • Ovos de poedeira Embrapa 051
  • Queijos artesanais brasileiros
  • Tecnologias inovadoras para produção de derivados de carne ovina com qualidade e valor agregado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.