Em junho, MIS oferece cursos sobre história da moda, difusão cinematográfica, transtornos mentais no cinema e muito mais
Entre outras opções, museu também oferece aulas sobre idade média e a obra de Rogério Sganzerla
Cena do filme “Cisne Negro” (2011). Crédito: divulgação |
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Ao longo do ano, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – oferece uma gama cursos práticos e teóricos, nas áreas de fotografia, cinema, música, videoclipes, história da arte, escrita e cultura geek, entre outras. No mês de junho, os destaques da programação incluem aulas sobre transtornos mentais no cinema, história crítica da moda, a obra do cineasta brasileiro Rogério Sganzerla e muito mais.
Confira, abaixo, todas as opções de cursos do mês! Outros detalhes, como valores, datas, duração dos cursos e descontos, podem ser conferidos no site do museu: https://mis-sp.org.br/cursos/
História crítica da moda Presencial | Curso completo composto por 3 módulos, realizados de 03.06 a 02.09, das 19h às 21h |
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Deborah Turbeville (Valentino, campanha de inverno, 2012) |
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A partir da concepção da teoria crítica, o curso tem como objetivo geral conceituar, expor e comentar as relações entre a emergência do fenômeno social e estético da moda com as noções e categorias de modernidade, pós-modernidade, a sociedade de consumo e a formação da individualidade. As aulas também abordam a moda como arte no contexto capitalista e a produção de imaginário coletivo por meio da circulação e difusão das imagens (editoriais, campanhas, fashion films, desfiles e vitrines), além de apresentar as diversas concepções de corpos e belezas na história da moda.
A história do hoje: cinema, arte e entretenimento Online | 04, 07, 11, 14, 18 e 21 de junho, das 18h às 20h |
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Cena do filme “Close” (2022). Crédito: divulgação |
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O curso propõe utilizar dos filmes contemporâneos de maior sucesso de crítica, prêmios ou bilheteria como ponto de partida para treinar o olhar do público a reconhecer os elementos estéticos, técnicos e de linguagem que remetem à história do cinema, aos grandes diretores, roteiristas, às equipes técnicas e aos atores e atrizes. O objetivo é capacitar o espectador a analisar criticamente uma obra contemporânea e entender por que ela traz uma bagagem enorme de elementos da história do cinema mundial.
Entendendo a idade média Presencial | O curso completo é composto por 7 módulos, realizados de 05.06 a 18.07, das 19h às 21h |
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Crédito: Banco de imagens Pixabay |
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O curso introduz o aluno em discussões pertinentes para uma compreensão geral, crítica e comparada da Idade Média, particularmente na sua relação com as dimensões mágica e transcendente. Iniciando com uma discussão sobre os conceitos de tempo na Idade Média e sua relação com a evolução do pensamento medieval, as aulas passam para a relação com o espaço, trazendo à tona tanto os aspectos religiosos como mágicos, gerando um debate sobre o maravilhoso medieval, tanto o cristão como o pagão, nas fronteiras entre a história e a ficção.
Direção de fotografia: explorando técnicas e equipamentos Presencial | 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de junho e 03 e 05 de julho |
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Crédito: Dover Godoi |
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A direção de fotografia é uma área crucial na produção cinematográfica, responsável por criar a estética visual de um projeto audiovisual. Os diretores de fotografia, também conhecidos como diretores de imagem, têm um papel fundamental na criação da atmosfera, do estilo e da emoção de uma cena através do uso de câmeras, iluminação, composição e escolha de lentes, sendo uma combinação de conhecimentos técnicos e criatividade. Com enfoque prático, os participantes do curso serão imersos em uma compreensão avançada das técnicas e dos equipamentos necessários para transformar uma simples imagem em uma obra cinematográfica envolvente.
Rogério Sganzerla – O caos e a luz Presencial | 14, 21 e 28 de junho e 05 e 12 de julho, das 19h às 20h30 |
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Crédito: Carlos Ebert |
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O ano de 2024 marca vinte anos da morte de um dos maiores e mais significativos cineastas brasileiros de todos os tempos. A obra de Rogério Sganzerla – explosiva, inventiva, urgente, popular e, acima de tudo, viva – ainda requer estudos, debates e espectadores. Desta maneira, a data se faz oportuna para rever seus filmes, reler seus textos e celebrar sua trajetória. O curso é destinado para todas as pessoas que se interessem por cinema e cinema brasileiro.
Difusão de filmes e trajetórias curatoriais Presencial | 17, 18 e 20 de junho, das 19h às 21h |
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Crédito: Ludvig Omholt |
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O curso busca atualizar conceitos de curadoria, indo além do tradicional “seletor de filmes” e introduzindo teoria e prática na difusão cinematográfica. Concentrando-se em formação de público e estratégias de parcerias em festivais, mostras e instituições culturais, o programa aborda a programação cinematográfica como reflexão de processos históricos e socioculturais. Utilizando casos da Cinemateca Brasileira e do circuito cineclubista da Spcine, as aulas exploram o papel museológico de exibições e o futuro das salas especiais em meio ao contato cada vez mais individual com obras audiovisuais. O curso visa proporcionar reflexões sobre curadorias em circuitos não comerciais, considerando a natureza multidisciplinar dos trabalhos de difusão e curadoria, com conexões nas áreas de pesquisa, crítica e conservação de acervos.
Cinema e transtornos mentais Presencial | 24, 25 e 27 de junho e 01º de julho, das 19h às 21h |
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Cena do filme “Cisne Negro” (2011). Crédito: divulgação |
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O curso tem como objetivo mostrar alguns fenômenos e transtornos mentais importantes por meio de filmes impactantes. Utilizando personagens marcantes, será mais simples compreender a dinâmica do transtorno de personalidade borderline, da esquizofrenia paranoide, do fenômeno da loucura a dois e do fenômeno do surto psicótico. As aulas se destinam a qualquer pessoa interessada em comportamento humano.
— A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som. |