Em fevereiro de 2023, o volume de serviços no estado do Ceará apontou variação de 0,8% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal.

Na série sem ajuste sazonal, frente a fevereiro de 2022, o volume de serviços avançou 5,3%. O acumulado no ano foi de 4,0% e o acumulado em doze meses passou de 9,2% em janeiro de 2023 para 8,6% em fevereiro.

Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice de média móvel trimestral para o total do volume de serviços mostrou variação positiva (0,7%) no trimestre encerrado em fevereiro de 2023 frente ao nível do mês anterior.

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Ante fevereiro de 2022,o volume de serviços avançou 5,3%. O resultado deste mês trouxe expansão em quatro das cinco atividades de divulgação.

Entre os setores, os de informação e comunicação (-4,4%) apontou variação negativa. 

As atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (12,1%) e Outros serviços (15,2%) exerceram as principais contribuições positivas sobre o volume serviços, impulsionados pelo aumento de receita das empresas pertencentes aos ramos de transporte rodoviário coletivo de passageiros; aéreo de passageiros; rodoviário de cargas; estacionamento de veículos; gestão de portos e terminais; ferroviário de cargas; e transporte dutoviário, no primeiro; e atividades imobiliárias; corretores e agentes de seguros, de previdência complementar e de saúde; corretoras de títulos e valores mobiliários; e atividades de administração de fundos por contrato ou comissão, no último.

Os demais avanços vieram dos serviços prestados às famílias (0,4%); e dos serviços profissionais, administrativos e complementares (9,6%), que apresentaram incrementos de receita em: hotéis; restaurantes; serviços de bufê; e atividades de condicionamento físico, no primeiro ramo; locação de automóveis; atividades de intermediação de negócios em geral; atividades jurídicas; locação de mão de obra temporária; e serviços de engenharia, no segundo.

O acumulado do anofrente a igual período do ano anterior, foi a 4,0%, com taxas positivas em quatro das cinco atividades de divulgação. Entre os setores, a contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de Outros serviços (15,5%), impulsionado pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde; administração de condomínios e de shopping centers.

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