Educação ambiental nas escolas: caminho para um futuro sustentável

Este ano, entrou em vigor a Lei 14.926, derivada do PL 6.230, que exige a inclusão desses temas nos projetos pedagógicos da educação básica, ampliando o compromisso das escolas com a sustentabilidade.

 

No Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado no último domingo, 26 de janeiro, o Brasil, anfitrião da Conferência do Clima (COP 30), intensificará as ações para conscientizar estudantes sobre as mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade. Este ano, entrou em vigor a Lei 14.926, derivada do PL 6.230, que exige a inclusão desses temas nos projetos pedagógicos da educação básica, ampliando o compromisso das escolas com a sustentabilidade.

 

No Ceará, um exemplo notável é o trabalho dos consórcios de manejo de resíduos sólidos, que estão investindo na capacitação de professores e na distribuição de materiais educativos para expandir a disseminação de práticas sustentáveis nas escolas.

 

A nova legislação tem o potencial de transformar a forma como crianças e jovens lidam com questões ambientais, especialmente no que diz respeito ao manejo adequado de resíduos sólidos. Ao inserir o tema da sustentabilidade de forma transversal no currículo escolar, a lei busca promover uma conscientização precoce sobre práticas como reciclagem, compostagem e coleta seletiva. Esse conhecimento pode ser fundamental na formação de cidadãos responsáveis, capazes de adotar hábitos sustentáveis e de impactar positivamente o meio ambiente.

De acordo com a engenheira ambiental e docente do Centro Universitário UniFanor Wyden, Emmanuelle Matos, no Ceará, iniciativas como o programa educacional de sustentabilidade, que envolve mais de 30 municípios, estão no caminho certo. “Com atividades diversificadas, como oficinas pedagógicas e projetos específicos sobre reciclagem, as escolas estão criando um ambiente propício para que os alunos se envolvam ativamente com a preservação ambiental. Ao aprenderem sobre o impacto dos resíduos e como gerenciá-los de maneira eficiente, os estudantes começam a entender as consequências do desperdício e a importância de adotar práticas de consumo consciente”, destaca a especialista.

 

Os consórcios de manejo de resíduos sólidos no Ceará desempenham um papel fundamental nesse processo. “Ao promoverem cursos e workshops de formação continuada para educadores, esses consórcios estão assegurando que os professores não só compreendam a importância do manejo de resíduos, mas também saibam como integrar esses conceitos nas atividades pedagógicas. Essas ações complementam a formação inicial dos educadores e ajudam a criar uma cultura escolar voltada para a sustentabilidade”, complementa.

 

Além disso, ao fornecer materiais didáticos e estabelecer parcerias com as escolas, os consórcios contribuem para a implementação de projetos colaborativos de gestão de resíduos, como campanhas de reciclagem e compostagem dentro das próprias escolas. O envolvimento da comunidade escolar nessas iniciativas fortalece o aprendizado e cria um impacto mais duradouro, engajando não só os alunos, mas também suas famílias e vizinhos.

 

Para que a Educação Ambiental se torne uma realidade concreta, a docente explica que é essencial que as escolas adotem ações práticas que incentivem o engajamento dos alunos. “A implementação de programas de reciclagem, onde os estudantes possam separar materiais recicláveis, é uma medida simples, mas eficaz. Criar hortas escolares alimentadas com composto produzido na própria escola é outra ação que permite aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas.”

 

Com o Dia da Educação Ambiental se aproximando, fica claro que o momento é agora. As escolas, com o apoio de iniciativas como os consórcios de resíduos no Ceará, têm uma grande oportunidade de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais do futuro. A conscientização sobre o manejo adequado de resíduos e a sustentabilidade precisa ser mais que um tema no currículo: deve ser uma prática cotidiana que molde a atitude de todos em relação ao planeta.

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