Dia do Pedagogo e Dia do Vestibulando

Os reflexos da pandemia sobre a educação ressaltaram ainda mais a relevância desse setor para a sociedade. Fechamento de escolas, novos formatos de aula, acompanhamento à distância, entre outros desafios estão no dia a dia de estudantes e educadores desde a chegada do primeiro caso de coronavírus no país.

No mês de maio, comemoram-se o Dia do Pedagogo (20/05) e o Dia do Vestibulando (24/05) e, para contribuir com o debate acerca do papel dos professores e processo de ensino-aprendizagem, reunimos abaixo algumas falas de especialistas que atuam em escolas, sistemas de ensino e ONGs.

Caso tenham interesse, ficamos à disposição para marcar entrevistas.

“Tanto pedagogos como os professores têm um papel que vai muito além da sala de aula e de garantir o processo de ensino-aprendizagem, eles são fundamentais para que os alunos tenham as ferramentas para fazerem as suas escolhas pessoais e profissionais, dentro das suas aptidões e do projeto de vida de cada aluno”, afirma Cláudio Falcão, diretor e autor do Sistema de Ensino pH. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), ele tem mais de 16 anos de carreira como professor, com grande experiência em soluções pedagógicas e preparação para o Enem e vestibulares. Em 2021, o pH acompanha principalmente questões relacionadas ao Novo Ensino Médio e ao Saeb.

De acordo com a Camino Education, o papel do pedagogo se relaciona ao desenvolvimento de trilhas de aprendizagem e conhecimento. Essa função renovou-se e ressignificou seu trabalho nas últimas décadas e não busca oferecer uma única direção, mas apoiar cada estudante a descobrir seus próprios caminhos e talentos. Para Juliana Ferrari, gerente de Desenvolvimento Educacional da Camino Education, “o pedagogo é a figura que tem noção da totalidade do desenvolvimento individual e as suas etapas, investindo naquilo que cada um tem de particular”. Para ela, o profissional é munido do potencial de transformar sujeitos e dar espaço para que eles cresçam.

Atualmente, a Camino Education atua com dois projetos na comunidade Colab – um projeto da plataforma Cloe – voltados à formação de educadores. Um deles tem seu enfoque em aprendizagem ativa e propõe encontros formativos semanais entre os usuários da plataforma e o time da Camino School e da Cloe. O segundo é uma formação desenvolvida pela Columbia University, que apresenta conceitos e práticas da ciência da aprendizagem de maneira profunda e garante certificação pela universidade norte-americana.

Em relação ao Dia do Vestibulando e à maratona de provas que os estudantes encaram no final do ano, Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, salienta que essa é uma fase  – ainda mais no contexto atual – que requer muito preparo emocional. “Em 2021, ano em que continuamos enfrentando a pandemia, o vestibulando está sendo testado mais do que nunca. Além da pressão que existe para passar, ele precisa lidar com o cenário de crise mundial. Então, a angústia e a ansiedade crescem. Além disso, o vestibulando é um estudante diferente, porque é um estudante profissional. Ele não estuda apenas o que gosta, mas sim o que é necessário para passar nas provas. Com foco e determinação, deve demonstrar muita resiliência e gerir bem seu tempo, que é o recurso mais precioso que um vestibulando possui. Afinal, são muitas responsabilidades: desenvolver uma rotina organizada para assistir aulas, realizar tarefas, fazer simulados, criar uma estratégia de prova eficiente e cuidar da saúde mental”, afirma o diretor.

LAR da Bênção Divina, uma ONG paulistana que atua na região do aeroporto de Congonhas, atendendo cerca de 500 crianças com atividades de contraturno, acredita que pensar no papel da pedagogia exige uma reflexão profunda sobre o conceito de educar. “Enxergo a educação sendo algo extremamente potente, agente transformador de vidas e da sociedade como um todo. O papel do pedagogo é uma das  ferramentas que compõem uma engrenagem no contexto educacional, é uma peça-chave, pois este profissional é quem articula e media os processos educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem”, explica Ednalva Luiz Quaresma, coordenadora pedagógica da entidade.

“O caminho a percorrer necessita de boas estratégias. Primeiramente, este profissional precisa se colocar em uma postura de escuta sensível da história de vida do jovem, construindo um vínculo afetivo e de confiança. A partir de uma relação afetuosa  e de confiança recíproca, caberá ao pedagogo traçar, apontar e direcionar os caminhos, criar situações e oportunidades desafiadoras que contribuam para o encorajamento e engajamento”, complementa.

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