Dia de Combate à Discriminação Racial: Como o racismo age no futebol? Empresário do futebol, Emerson Zulu, fala sobre o problema

Casos recentes de racismo em campo reacenderam a discussão sobre a discriminação racial no esporte

No dia 7 de julho, é comemorado o Dia de Combate à Discriminação Racial, uma data que tem como objetivo lembrar a importância de enfrentar o racismo em todas as suas formas, a data ganha um significado a mais após os recentes ataques racistas sofridos por jogadores de futebol, como no emblemático caso de Vinicíus Jr.que sofreu ofensas racistas durante uma partida entre Valencia e Real Madrid e gerou revolta mundial.

O caso, infelizmente, não é isolado e sim a ponta do iceberg de uma série de casos de racismo no futebol que já afetaram jogadores como Hulk, Neymar, Roberto Carlos e Ronaldo.

A problemática do racismo no futebol não se restringe apenas à Europa, mas também atinge o Brasil de forma alarmante. De acordo com dados do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, houve um preocupante aumento no registro de casos de ofensas raciais no país. Em 2022, foram contabilizados 90 incidentes, em comparação com os 64 casos registrados em 2021, representando um aumento de 40%.

A importância do combate do racismo no futebol

De acordo com o empresário do futebol, dono da Strategic Sports, Emerson Zulu, o preconceito vai contra os princípios do esporte.

O futebol e todo tipo de esporte em si trabalha com a ideia de comunidade, de equipe, de emoção, de reunir amigos e família para acompanhar uma partida, união por um mesmo objetivo, tudo isso vai por água abaixo quando as atitudes racistas acabam entrando nesse meio, elas vão contra tudo que dá base ao esporte”.

Não só o desempenho do jogador e do time entram em cheque com esse tipo de atitude, como também todo o clima de união e colaboração que o esporte deveria trazer” Afirma Emerson Zulu.

Sobre Emerson Zulu

Emerson Zulu é um empresário do futebol, que atua há cerca de 10 anos na área. Após anos de empreendedorismo em grandes multinacionais, ingressou no futebol e a experiência de outros setores agregada à sua visão estratégica tem lhe proporcionado uma ascensão no futebol internacional. Ele é agente licenciado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como também tem licença como agente na Espanha e na Inglaterra. Entre os empresariados de Zulu está o jogador Emerson Royal, jogou em grandes clubes como o Barcelona, seleção brasileira, atualmente está no clube Tottenham. Além dele, são empresariados jogadores do Santos, Corinthians, Atlético Paranaense, São Paulo e Roma. Atualmente, Emerson também tem network e parceria com grandes nomes do futebol europeu.

Créditos – Foto: Divulgação / MF Press Global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar