Destinos econômicos para curtir as férias de verão no Brasil
Com turismo nacional em alta, Travel tech sugere alternativas acessíveis para aproveitar o verão no país
O verão é sempre uma temporada aguardada com muita ansiedade pelos brasileiros que querem relaxar à beira-mar. Mesmo quando o orçamento está apertado, é possível sair da rotina e aproveitar alguns dias de descanso sem comprometer as finanças. Isso porque, o Brasil oferece uma diversidade de destinos acessíveis para curtir a estação sem gastar muito. A prova disso são os resultados apresentados pelo setor no primeiro semestre do ano: segundo o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo nacional registrou o seu melhor índice desde 2019, mesmo com o aumento dos preços impulsionados pela alta do dólar.
Com um faturamento de R$95,3 bilhões nos primeiros seis meses e crescimento de 1,9%, em comparação a 2023, as expectativas para o turismo neste verão são altas. Para inspirar e ajudar o viajante a planejar suas férias de fim de ano, o Hurb – empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos – lista alguns locais para aproveitar viagens completas, mas com preços para todos os bolsos, pelo país afora.
Alternativas econômicas no litoral
O litoral brasileiro oferece opções diversas e igualmente espetaculares para quem busca economizar. O Rio de Janeiro, por exemplo, é famoso por suas praias, como Copacabana e Ipanema, e pelos pontos turísticos Cristo Redentor e Pão de Açúcar, além da tradicional festa de Carnaval. Ainda no estado do Rio, Arraial do Cabo é conhecido por seus cenários paradisíacos, com destaque para a Praia do Forno.
A Bahia também oferece alternativas como Salvador, que se destaca pela culinária e pelas festas, incluindo também o Carnaval, além da Costa do Sauípe, um complexo turístico com resorts e belas praias que atraem visitantes de diversas localidades.
Outra opção no Nordeste é Maceió, famosa por sua orla, o Mercado do Artesanato e o Centro Histórico. Natal, no Rio Grande do Norte, é ainda uma boa opção para quem quer curtir o verão com orçamento limitado. A cidade tem praias e uma estrutura turística que combina diversão e preços acessíveis.
Destinos econômicos no Sul
Para quem quer fugir do óbvio, o Sul brasileiro pode ser uma ótima opção. A região é um dos principais destinos para quem deseja aproveitar atrações turísticas que cabem no bolso.
Em Santa Catarina, Florianópolis é famosa por suas praias, como Jurerê Internacional e Campeche, e por pontos como a Lagoa da Conceição e o Centro Histórico. Para quem prefere viagens em família, o Beto Carrero World é o destino ideal, um grande parque de diversões com montanhas-russas e áreas temáticas.
A Serra Gaúcha, com cidades como Caxias do Sul, Gramado e Canela, oferece diversas atrações. Gramado é conhecida pelo Natal Luz e por suas atrações temáticas. Canela é famosa pela Catedral de Pedra e pelas cachoeiras, enquanto Caxias do Sul é um centro importante para a vinificação. Foz do Iguaçu, no Paraná, é conhecida pelas Cataratas do Iguaçu, a cidade também conta com a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque das Aves.
Planejamento é a chave para economizar
Independentemente do destino escolhido, o planejamento é essencial para garantir uma viagem econômica. Reservar com antecedência, optar por hospedagens locais, com bom custo-benefício, e pesquisar os valores das atrações são medidas que ajudam a manter o orçamento sob controle.
Para quem deseja economizar, pacotes de viagem são uma ótima opção, pois oferecem diversos serviços por um valor acessível. Neste mês o Hurb está com várias promoções de destinos nacionais por até R$800, uma ótima opção para quem deseja aproveitar as férias sem grandes preocupações financeiras.