Depressão e ansiedade piora no final de ano?

O fim de ano está chegando e com ele vem as datas comemorativas, aumentando o índice de crise depressiva e estados de ansiedade, devido a reflexões do que passou, metas não cumpridas ou até mesmo perdas pessoais e mudanças inesperadas e indesejadas. Para quem já sofre com ansiedade ou depressão, os sentimentos ficam aflorados, a solidão tem destaque e assim piora o quadro melancólico.

Devido a essas festividades, acontece uma pressão social pela comemoração e que muitas vezes acabam levando a um estresse emocional. Essa tristeza, melancolia e emoções negativas podem estar associadas a quadros depressivos no final de ano.

Para entender esse sentimento, a fim de minimizá-lo, a psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar, Elaine de Tomy, comenta que a sensação de desânimo está ligada à experiência de cada um e que é necessário uma observação especial para essas emoções e maneiras de como enfrentá-las.

“As crises depressivas de fim de ano são mais comuns do que se imaginam, pois aumenta a sensação de desamparo em datas comemorativas, enquanto se vê a cidade toda enfeitada e iluminada, as pessoas felizes, porém quem está sofrendo fica desconectada desse evento. Destaco que cada um tem sua experiência pessoal e que é preciso falar sobre isso para minimizar os impactos negativos desse momento em que se afloram as emoções”, comenta Elaine.

“Primeiramente, entendemos que se pode aproveitar essas datas de maneira diferente, fugindo do tradicional e criando suas próprias tradições ou sem nenhum script definido. Sem seguir a pressão mercadológica que nos é imposta.” aponta.

Além dessas dicas, a psicanalista afirma que o importante é evitar o isolamento, buscar estar perto de pessoas que sejam boas companhias. Entender que a sensação passa e que podemos viver boas experiências de um jeito diferente.

“Lembrar que tudo é passa e que devemos aproveitar os momentos que temos para hoje e evitar focar no que não é bom, sempre haverá outro dia e novas oportunidades, para muitos, o fim de ano traz um sentimento agridoce, seja por não ter cumprido as metas tão sonhadas. Seja pela falta de esperança que se espera nessa época. Sentimentos como tristeza, medo e luto e até depressão, são atenuantes para essa época”. Por isso criamos uma série de lives para falar sobre isso nos dias 12, 13  e 14 de dezembro, no instagram do Instituto Revoar, às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar